Foto: Ana Marina Coutinho (Coordcom/UFRJ)

Estão abertas até 15/10 as inscrições de alunos para ingresso em 2022 no Colégio de Aplicação (CAp) da UFRJ, considerado um dos melhores colégios públicos do Rio de Janeiro. As 95 vagas serão distribuídas por sorteio, cuja inscrição é online e gratuita.

Para o Infantil 2, são oferecidas 16 vagas. É preciso ter nascido entre 1/4/2019 e 31/3/2020. Já para o 1º ano do ensino fundamental, são disponibilizadas 32 vagas para os nascidos entre 1/4/2015 e 31/3/2016. Para essas duas séries, metade das vagas será destinada à ampla concorrência e a outra metade a candidatos que se enquadrarem em algum dos grupos de cotas étnico-raciais, sociais ou de deficiência, especificados no edital.

O 3º ano do ensino fundamental oferece 4 oportunidades. Podem se candidatar os que nasceram a partir de 1/3/2013 e estejam cursando o 2º ano do ensino fundamental e nele venham a ser aprovados ou tenham concluído em 2020. Já para o 6º ano do ensino fundamental, 13 vagas foram liberadas. Podem se inscrever os nascidos a partir de 1/3/2010 e estejam cursando o 5º ano do ensino fundamental e nele venham a ser aprovados ou tenham concluído em 2020. Para essas duas séries, metade das vagas será para ampla concorrência e os outros 50% para candidatos que tenham cursado todos os anos anteriores do ensino fundamental em escolas municipais, estaduais ou federais. Se o candidato tiver estudado em algum momento em escola privada, mesmo com bolsa, deverá concorrer na ampla concorrência.

À 1ª série do ensino médio do CAp-UFRJ foram disponibilizadas 30 vagas. Poderá se inscrever quem nasceu a partir de 1/3/2006 e esteja cursando o 9º ano do ensino fundamental e nele venha a ser aprovado ou tenha concluído em 2020. Para essa série, metade das vagas será dedicada à ampla concorrência; a outra metade a quem tiver cursado todos os anos do ensino fundamental em escolas municipais, estaduais ou federais. Se o candidato tiver estudado em algum momento em escola privada, mesmo com bolsa, precisará concorrer na ampla concorrência.

Inscrições, sorteios e matrículas

As inscrições podem ser feitas no site admissaocap.ufrj.br. No dia 5/11, a relação das inscrições validadas será divulgada.

Já os sorteios públicos de todas as séries acontecerão em 27/11 no canal do CAp-UFRJ no Youtube, ao longo do dia:

  • 8h – Infantil 2;
  • 9h – 1º ano do ensino fundamental;
  • 9h30 – 3º ano do ensino fundamental;
  • 10h – 6º ano do ensino fundamental;
  • 10h30 – 1ª série do ensino médio.

No mesmo dia do sorteio, a partir das 16h, a listagem dos selecionados será publicada no site do CAp. As matrículas dos sorteados acontecerão entre 13 e 17/12, das 9 às 16h, em formato a ser definido.

Todos os sorteados estudarão na sede Lagoa, que fica na rua J. J. Seabra, s/nº, exceto os do Infantil 2, cujas aulas acontecem na sede Cidade Universitária, que fica na rua Bruno Lobo, 50, próximo ao BRT Fundão.

Colégio de Aplicação da UFRJ

Em 73 anos de existência, o CAp-UFRJ é vanguarda no cenário educacional do Rio de Janeiro e do Brasil. A instituição é comprometida com a formação de cidadãos críticos que sejam capazes de assumir seu papel na sociedade em que estão inseridos, destacando sua identidade a partir da defesa dos princípios de autonomia pedagógica e da permanente experimentação de metodologias e estratégias de ensino, em consonância com a função primeira do colégio, a de se constituir no espaço preferencial, no âmbito da UFRJ, para a formação dos alunos dos cursos de licenciatura da Universidade.

8 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde como faco pra matricular minha filha ? Ela tem seis anos e não ta estudando por falta de vagas nas escolas publicas me ajudem a conseguir uma vaga pra ela

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui