Colunista Rosane Ventura explica a importância do choro para o equilíbrio

O choro nos acompanha da hora que nascemos e, provavelmente, vai nos acompanhar até nosso momento de desenlace na vida terrena.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Viemos ao mundo nessa existência na maior parte das vezes chorando. Muitos de nós tiveram uma criação que ensina que chorar é sinônimo de fraqueza. E, dessa forma, as emoções que causam as espontâneas lágrimas são reprimidas. É preciso ressignificar isso e se perguntar: por que não chorar? As emoções que sentimos são partes de nós que não devíamos deixar de expressar. Tudo que se reprime ganha uma força de implosão que vai nos corroendo de dentro para fora.

Penso que essa existência é um grande labirinto onde recebemos uma educação onde nos afastamos daquilo que é natural a nós. E, ao longo da vida, cabe a nós filtrar,  discernir o que deve permanecer, o que faz sentido, o que faz nosso coração bater de forma mais intensa e amorosa. Perceber o que nos move para nosso melhor. Qual a mensagem queremos deixar nesse mundo?

O choro nos acompanha da hora que nascemos e, provavelmente, vai nos acompanhar até nosso momento de desenlace na vida terrena.

Então, chore mesmo. Não tenha vergonha. Isso não é sinal de fraqueza, isso é sinal de humanidade. Sinal de que você se permite ser quem é. Que se ama, se acolhe e reconhece o poder dessa emoção que existe por alguma razão, não é mesmo? Então, se existe, na minha opinião, ela é divina e tem o seu poder. Logo, chorar é sinal de fortaleza.

Advertisement

Sua força está dentro de você. E todas as emoções que sente formam esse VOCÊ. Sendo assim, reprimir, só ira te afastar da sua paz, da sua felicidade, da sua natureza.

Inclusive para os incrédulos de plantão trago uma menção: “Chorar tem a função de gerenciar o nosso estresse e fazer com que o corpo entre em homeostase, ou seja, sua situação de equilíbrio”.

Então desejo hoje: lágrimas!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Colunista Rosane Ventura explica a importância do choro para o equilíbrio
Avatar photo
Rosane Ventura, especialista em saúde mental, Yoga e Mindfulness, é comprometida em promover bem-estar emocional. Referência em terapias holísticas e práticas ancestrais, fornece orientações para enfrentar desafios do dia a dia e lidera retiros espirituais focados em autoconhecimento.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui