Com 150 demissões, Amoedo não paga rescisões e manda ex-funcionários arcarem com advogado

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Uma das lojas Amoedo no Rio de Janeiro - Foto: Reprodução/Internet

No último dia 24/04, a Amoedo, uma das principais redes de lojas de materiais de construção do Rio de Janeiro, demitiu aproximadamente 150 funcionários e não pagou, no prazo de 10 dias estabelecido pela legislação trabalhista, as respectivas rescisões.

A informação foi divulgada por alguns ex-empregados, que relataram, ainda, que a empresa justificou ”não ter dinheiro para quitar as indenizações” e que a mesma ofereceu um advogado, que seria custeado pelos próprios ex-funcionários, para negociar o pagamento junto a eles.

Um dos demitidos, o ex-operador de loja Matheus Silva, de 22 anos, disse ter ido à sede da Amoedo para saber quando receberia a indenização, mas acabou saindo de lá surpreso após ser informado de que teria que arcar com o pagamento do advogado indicado pela empresa para negociar um acordo.

”Fomos até a sede, e nos disseram que o advogado entraria em contato conosco. Mais tarde, ele nos disse que a posição da empresa era a seguinte: ou faríamos um acordo, tendo os ex-funcionários que pagar o advogado do próprio bolso para receber os valores que a casa teria a nos pagar, ou deveríamos procurar a Justiça do Trabalho. Em um momento como esse, isso é surreal. Não sabemos como será o dia de amanhã: se a empresa vai declarar falência, por exemplo, se vai nos pagar de forma parcelada… enfim”, disse ele, consternado.

Advertisement

Ainda em relação a Matheus, o mesmo trabalhou durante 24 dias na Amoedo no mês de abril, e não recebeu o salário. Devido a isso, as contas estão atrasadas. Ademais, com sua esposa grávida e previsão de nascimento do filho para o fim de maio, ele diz ter solicitado à empresa que trabalhasse de casa, para não correr risco da mulher pegar Coronavírus, mas o pedido foi negado.

”É uma posição muito covarde da empresa contra quem estava ali até agora, trabalhando. Minha mulher faz parte de grupo de risco da pandemia. E, ainda assim, eu estava saindo para trabalhar, pois a empresa não me liberou”, complementou ele.

Marcelle Moreira, ex-operadora de caixa, de 31 anos, além de ter pego um empréstimo para quitar a casa própria e não saber como vai arcar com as despesas agora que foi demitida, não está conseguindo sacar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e tampouco dar entrada no seguro-desemprego.

”Sou casada, e meu marido recebe um salário mínimo. Tínhamos acabado de comprar nossa casa. Estamos pagando a parcela da casa mais o empréstimo que fiz. Com a minha demissão, estou bastante preocupada sobre como vou conseguir organizar minha vida financeiramente. A empresa não pagou a rescisão, e estou no momento contando com meu FGTS, que ainda não foi liberado, assim como o seguro-desemprego”, disse ela.

Em pronunciamento oficial, a Amoedo, por sua vez, não deu previsão de pagamento das rescisões e disse que, sobre as demissões, preferiu abrir mão das ”formalidades” previstas em lei e disse estar negociando caso a caso.

”Em momento algum, a situação foi imposta ou informado de que os funcionários não receberiam suas verbas. Esta, definitivamente, não é a postura da empresa, que possui 45 anos de tradição no mercado carioca. Honraremos com as nossas obrigações, sobretudo dentro do que faculta a lei e as melhores práticas de gestão de pessoas”, disse a Amoedo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Com 150 demissões, Amoedo não paga rescisões e manda ex-funcionários arcarem com advogado
Advertisement

12 COMENTÁRIOS

  1. Não podemos generalizar! Trabalho no ramo de restaurante, que foi absurdamente afetado, sem ajuda de bancos que só fazem propaganda bonita ,mas não ajudam ninguém, sem ajuda do BNDES e muito menos do governo. Assim, os meus patrões que já estão falidos estão fazendo oque podem para não demitir nenhum funcionário. Mas milagre ninguém faz! Então cadê a ajuda que o governo disse que daria aos pequenos empresários que sao achatados por impostos altíssimos ? E com isso, nós funcionários que tbm pagamos uma parcela desses impostos absurdos, nunca são revertidos para os que precisam , vemos os nossos salarios cada vez mais perdendo o poder de pagar as nossas contas. É muito fácil culpar os empresários, que são os que mais dão empregos! Mas quem taxa impostos altíssimos impraticaveis ? São os nossos políticos que estão com seus salários bem gordos assegurados!! Então devemos mesmo pensar antes de votar!! Politicagem na hora de pandemia foi o golpe final par a os esquerdistas!!! Vamos rezar para que tudo certo! É a única coisa que podemos fazer. Mas fica a minha proposta de revisão dos impostos altíssimos que acabam por tirar a oportunidade de nós funcionários conseguirmos aumento de salário. Que tal agora os governos medirem o desemprego , e a taxa de pobreza real e darem mais valor a saúde e as escolas!!!! Nosso país é muito rico, porque se não fosse estaríamos abaixo da linha da pobreza!! Agora o roubo é muito maior!!

  2. Imaginem que o sócio da Amoedo, foi um dos candidatos a Presidente da República em 2018, foi o quinto mais votado. Já pensou se ganha o que seria dos Brasileiros?

    • Que?
      Cê tá dizendo que o João Amoedo é um dos sócios nas lojas Amoedo?
      Nessa linha de raciocínio o Pato Donald (sim, o da Disney) e o Donald Trump são a mesma pessoa!

  3. Esses são os grandes empresários deste país. Na hora de reduzir seus lucros e a distribuição dos mesmos preferem demitir em massa e q se explodam seus “colaboradores”. O dono dessa empresa aí é o fundador desse partido mequetrefe chamado Novo q só pensa nos grande empresariado e no “mercado financeiro”, povo???? kkkkkk querem mais q se danem. Lembrem-se disso nessas próximas eleições ao pensarem em votar em políticos desse partido.

  4. Esses são os grandes empresários deste país. Na hora de reduzir seus lucros e a distribuição dos mesmos preferem demitir em massa e q se explodam seus “colaboradores”. O dono dessa empresa aí é o fundador desse partido mequetrefe chamado Novo q só pensa nos grande empresariado e no “mercado financeiro”, povo???? kkkkkk querem mais q se danem. Pensem nisso nessas próximas eleições ao pensarem em votar em políticos desse partido.

  5. Pais de corruptos, governo federal, corrupto, facista e vergonhoso, políticos e empresários de merda, sem respeito nem honra, exploram funcionários com salários miseráveis e na primeira oportunidade os descartam. Pessoas sem o menor caráter ou amor ao próximo. Nem que o empresário de merda fosse a falência passaria por dificuldade pois já deve estar com os cofres cheios.

  6. Mais outra empresa – além do Mercado Princesa – que não compro mais nada.
    Ora, a empresa não consegue segurar um ou dois meses de salário dos funcionários é uma piada… na época de crescimento tem lucros enormes. Abrem um monte de filiais. Distribuem os lucros. Enfim, quando chega num momento ruim para todos não fez o básico que podia ser feito que é dar férias coletivas e suspensão temporária do contrato. Ao invés disso, demite.

    • Concordo!!!
      Esses empresários desonestos, sem escrúpulos nem compaixão devem ser banidos. Corja de exploradores que no primeiro sinal de perda já sabem a quem penalizar.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui