Com 87 anos de existência, Faculdade de Direito da Uerj empossa primeira mulher como diretora

A cerimônia de posse ocorreu, nesta terça-feira, no Auditório Antônio Celso Alves Pereira, com um atraso de dois anos, em decorrência da pandemia de Covid-19

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Professora Heloísa Helena Barboza foi empossada como diretora da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) / Foto George Magaraia

O Dia Internacional do Mulher (8/03), data na qual as mulheres são homenageadas e destacadas por suas lutas cotidianas nas mais variadas frentes, contou com mais um momento de vitória no Rio de Janeiro. A professora Heloísa Helena Barboza foi empossada como diretora da Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).  Com 87 anos de existência, a Faculdade jamais havia tida uma mulher à frente das suas atividades. A cerimônia de posse ocorreu, nesta terça-feira, no Auditório Antônio Celso Alves Pereira, com um atraso de dois anos, em decorrência da pandemia de Covid-19. No avento, o professor Cleyson de Moraes Mello assumiu o cargo de vice-diretor e será o parceiro da professora Heloísa à frente de um dos cursos mais importantes de formação em Direito no Brasil

Heloíza Barboza lembrou a necessidade de as mulheres festejarem todas as conquistas alcançadas todos os dias, por menores que sejam. Ela destacou ainda o papel que a educação pública de qualidade pode desempenar na afirmação positiva das mulheres na vida social brasileira. “Se há algo que acredito é na educação, pública, gratuita e de qualidade. Uma das finalidades da Faculdade de Direito é apontar soluções. Nós não só estamos criando soluções, como fazendo soluções”, afirmou professora, pesquisadora e procuradora de Justiça aposentada.

A Uerj, que é um referência no reconhecimento da igualdade de direitos no Estado, já havia implementado medidas de apoio às suas funcionárias, como a criação do auxílio-creche, o reconhecimento da licença maternidade para professoras e profissionais de nível técnicas em estágio probatório, e contagem do ano de maternidade para as mães cientistas.

Presente à cerimônia, o reitor na universidade, Ricardo Lodi Ribeiro, destacou a confluência entre o Dia Internacional da Mulher e a posse de Heloísa, como diretora da Faculdade de Direito da universidade. Para ele, o evento foi uma manifestação da competência da nova diretora, aliado a uma necessidade da instituição em dar continuidade à implementação de políticas públicas que resultem em igualdade de direitos. “Quis o destino que essa passagem de cargo ocorresse no Dia Internacional da Mulher, para uma mulher que possui um legado, que é referência para todos nós. Isso nos faz lembrar o quanto precisamos implementar políticas públicas que visem a igualdade de direitos”, enfatizou Lodi.

Advertisement

Compareceram à cerimônia o reitor da Uerj, Ricardo Lodi Ribeiro; os ex-diretores Ivan Garcia  e Maurício Motta; o representante dos técnicos Bernardo Mauro; o pró-reitor de Graduação, Lincoln Tavares; o pró-reitor  de Pós-graduação e Pesquisa, Luiz Motta; a pró-reitora de Extensão e Cultura, Claudia Gonçalves; o assessor-chefe da Reitoria, Domênico Mandarino, entre outros.

Ricardo Lodi e o professor Ivan Garcia foram homenageados, ao final de cerimônia, com uma placa comemorativa diante do trabalho realizado por ambos à frente da Faculdade de Direito, entre  2016 a 2019. Em pronunciamento, Ricardo Lodi afirmou: “Agradeço a todos por essa homenagem. Desde 1988 é no Direito que se resolvem as principais questões do Brasil. Não podemos deixar de lado nossa responsabilidade de continuar contribuindo com soluções para Universidade do Estado do Rio de Janeiro.” 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Com 87 anos de existência, Faculdade de Direito da Uerj empossa primeira mulher como diretora
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui