Com baixa de casos de Covid no Rio, centro de testagem no Parque Olímpico encerra as atividades

Fechamento da unidade se dá pela redução da procura por exames e pela queda na taxa de positividade para a doença na Capital Fluminense

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Testagem para a Covid-19 - Edu Kapps / Prefeitura do Rio

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS-Rio) encerrou, neste sábado (19/02), as atividades do centro de atendimento e testagem no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca. A melhora do cenário epidemiológico, com a redução da procura da população por testes para Covid-19 e a baixa na taxa de positividade para a doença, que atingiu na quarta-feira (16/2) o menor índice do ano, 6,8%, possibilitou o encerramento.

A partir desta segunda-feira (21/2), quem precisar fazer o teste poderá procurar qualquer unidade de atenção primária da região: as mais próximas são as Clínicas da Família Maicon Siqueira e José de Souza Herdy. Ambas funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h ao meio-dia.

Todas as 236 unidades de saúde (clínicas da família e centros municipais de saúde) continuarão realizando os testes com a mesma qualidade que nós oferecemos nos nosso polos. Não faz mais sentido manter uma estrutura imensa que está realizando poucos testes, sendo a maioria negativos. Na semana que vem, se o panorama epidemiológico continuar evoluindo de forma positiva, outros polos também encerrarão suas atividades“, disse Daniel Soranz, secretário municipal de saúde do Rio.

Ao todo, a prefeitura abriu 23 centros de testagem desde dezembro (três deles em parceria com a Fiocruz e três com as Forças Armadas) para atender à alta da demanda devido ao surto da gripe H3N2 no final do ano passado e à introdução da variante Ômicron da Covid-19 na cidade, em janeiro. Desse total, após o encerramento do polo do Parque Olímpico, dez ainda estarão abertos, mas, com a queda dos índices da doença na cidade, serão desmobilizados gradualmente até março.

Desde o início do ano, foram mais de 1,5 milhão de testes realizados nos centros de testagem e nas unidades de atenção primária. No pico da curva da Ômicron na cidade, por volta da segunda semana do mês passado, mais de 100 mil testes chegaram a ser feitos por dia na rede municipal, com taxa de positividade superior a 40%. Na última quarta-feira, esse número caiu para 6 mil.

Durante seu período de funcionamento, o centro de atendimento e testagem no Parque Olímpico realizou 92.560 testes, com 64.173 resultados positivos, chegando a realizar 4.500 atendimentos em um único dia. Mais de 130 profissionais de saúde atuaram no local, entre médicos, enfermeiros e demais especialidades.

Os centros de testagem em funcionamento podem ser conferidos em coronavirus.rio/vacina

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Com baixa de casos de Covid no Rio, centro de testagem no Parque Olímpico encerra as atividades

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui