Equipes baianas do Corpo de Bombeiros Militares e do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) embarcaram, na manhã deste sábado (19/02), para o estado do Rio de Janeiro, com objetivo de reforçar as buscas por vítimas da tragédia causada pelo temporal em Petrópolis. Até as 9h deste sábado, o número de mortos chega a 136, e mais de 200 pessoas estão desaparecidas.
O grupo é composto por 12 bombeiros e cinco policiais militares. A expectativa é de que os baianos já estejam em campo no início da tarde. Não há previsão de retorno das equipes para a Bahia. “A depender do evoluir das buscas, é que vai se definindo o momento de retornarmos. Por enquanto, não temos nenhuma previsão”, disse o capitão Márcio Estrela, do Corpo de Bombeiros ao portal G1.
Segundo ele, os 12 bombeiros vão se dividir em duas equipes, que usarão equipamentos específicos e de alta tecnologia para este tipo de resgate. Entre eles, está uma câmera utilizada em estruturas ultra colapsadas.
O material é de última geração e tem microfone com alta sensibilidade e capacidade de gravação com infravermelho. Desse modo, conforme o capitão, oferece a possibilidade de contato visual e verbal com alguma vítima que esteja soterrada por escombros.