Com enredo sobre vikings, “O Homem do Norte” é brutal, sangrento e inebriante

Dirigido por Robert Eggers (“O Farol” e “A Bruxa”), o filme traz Willem Dafoe, Nicole Kidman, Ethan Hawke e Anya Taylor-Joy

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Eu não costumo assistir trailers, a não ser que eu esteja na sala de cinema e seja obrigada, já que a tela fica bem na minha frente. Foi numa dessas que me animei a assistir “O Homem do Norte”, primeiro porque eu não digo não a Willem Dafoe, e segundo porque o enredo chamou atenção. Um filme sobre vikings, que aborda questões familiares e amor, mas que acima de tudo é uma obra cheia de sangue. 

Dirigido por Robert Eggers (“O Farol” e “A Bruxa”), o longa conta a história de Amleth, um príncipe viking que vê o pai ser assassinado e perder o seu reinado, e foge para um dia buscar vingança por sua família. O roteiro, apesar de inebriante, não tem nada de inovador, é uma história comum de um filho que busca vingança diante de uma injustiça. A parte boa de tudo isso é que o final do segundo ato entrega um plot twist – a famosa reviravolta – fantástico. 

Quem não gosta de boas brigas, brutalidade e assistir a mortes sangrentas, já nem deve perder o tempo, pois esse é um dos grandes pontos altos do filme. Mas algo que realmente se destaca é a atuação de Alexander Skarsgård (A Lenda de Tarzan), que já tem o nome na minha lista imaginária de indicados para a próxima temporada de premiações. Além de ser muito habilidoso nas cenas de luta, ele também teve muita facilidade em se expressar de forma expansiva e bruta. 

Nicole Kidman e Willem Dafoe, por outro lado, têm poucas cenas marcantes, mas também chamaram a atenção. Já Anya Taylor-Joy (A Bruxa) não teve tanta expressividade, e pôde passar tranquilamente de forma despercebida. De modo geral, todas as atenções estavam voltadas para Skarsgård. 

Advertisement

Por ser um filme de temática viking, é claro que a direção de arte não poderia ficar de fora. Todos os cenários são bonitos, medonhos e transmitem a correta sensação de antigo, do frio da Islândia e das guerras entre povos. Tudo milimetricamente calculado para envolver o espectador na trama. Em alguns momentos, é exibida uma árvore genealógica da família de Amleth (sem spoiler), e sem sombra de dúvidas é visualmente lindo de assistir. 

“O Homem do Norte” chega nesta quinta-feira (12) aos cinemas. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Com enredo sobre vikings, “O Homem do Norte” é brutal, sangrento e inebriante
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Com enredo sobre vikings, “O Homem do Norte” é brutal, sangrento e inebriante
Avatar photo
Jornalista, produtora e apresentadora do podcast cineaspectos. Como amante do cinema, ficou imersa em roteiros fantásticos, conheceu a beleza dos filmes de máfia e os incompreendidos dramas europeus. Sara adora desbravar a singularidade do cinema brasileiro, e acompanha de perto os principais festivais e mostras ao redor do mundo.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui