Inca da Praça da Cruz Vermelha - Foto Cleomir Tavares/Diário do Rio

Devido à baixa quantidade em estoque, o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) está pedindo à população do Rio de Janeiro que doe sangue, especialmente neste sábado (04/09) e na próxima segunda-feira (06/09), em função do feriado da Independência, na terça (07/09).

Vale ressaltar que o Inca está aceitando todos os tipos sanguíneos. Para doar, é necessário que a pessoa tenha idade entre 16 e 69 anos, pese no mínimo 50kg e esteja em boas condições de saúde. Não é necessário realizar jejum, mas é importante evitar alimentos gordurosos ao menos 3 horas antes.

Em relação aos protocolos sanitários da Covid-19, pessoas já infectadas pelo Coronavírus, que tiveram sintomas leves, podem doar sem problemas, apenas tendo que aguardar no mínimo 30 dias após a recuperação. Já quem teve contato direto com casos suspeitos ou confirmados, deve esperar 14 dias para realizar a doação.

Para quem recebeu a vacina recentemente, também há um prazo mínimo de espera. No caso da CoronaVac, é necessário aguardar 48 horas. Já em relação aos imunizantes da AstraZeneca, Pfizer e Janssen, o tempo de espera é de 7 dias.

Quem estiver apresentando sintomas como febre, gripe ou resfriado, temporariamente não poderá doar, assim como gestantes e puérperas (mulheres que estão no período pós-parto).

Documentação necessária e local de doação

Adultos que queiram realizar a doação de sangue devem estar munidos de documento oficial com foto, enquanto que menores de idade só podem mediante autorização formal dos responsáveis.

O banco de sangue do Inca fica localizado na unidade do instituto na Praça da Cruz Vermelha, no Centro do Rio, mais precisamente no número 23 da região. O local funciona de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 14h30, e aos sábados, das 08h às 12h. Outras informações estão disponíveis nos seguintes telefones: (21) 3207-1021 e (21) 3207-1580.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui