Muito conhecida, a já tradicional foto da Pedra do Telégrafo faz sucesso com os cariocas há um bom tempo. Porém, ela não é a única pedra com ilusão de ótica, capaz de garantir cliques criativos a seus visitantes.
Localizada à beira da Praia do Inferno, uma das praias selvagens ao lado de Grumari, a pedra possui a superfície, cheia de “minicrateras”. Com isso, é possível tirar fotos “perdendo a cabeça” com os amigos, ficar gigante, ou até mesmo deixar seus braços muito mais longos. Tudo é questão de ângulo.
Os buracos nas pedras, que tanto chamam atenção, segundo especialistas, são consequências da ação das ondas e do mar.
No entanto, garantir a foto não é tão fácil assim… Para chegar lá, é preciso fazer uma trilha de 6 quilômetros. Há mais de um ponto de partida, mas em todos eles é preciso enfrentar as subidas por cerca de uma hora e meia. A trilha tradicional começa na Praia Grande, de onde se pega o Caminho dos Pescadores.
Por conta da longa distância e das subidas, a trilha é considerada de nível médio a difícil. Para maior segurança, é recomendado que os visitantes contratem um guia para realizar o trajeto.