Com indicações dos cariocas, roteiro de Ipês chega a mais de 100 pontos pelo Rio

A proposta é catalogar os endereços de ipês pela cidade e fazer com que as pessoas olhem, admirem e cuidem mais das árvores urbanas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Créditos: Divulgação Prefeitura

Lançado há cerca de um mês, o guia digital Roteiro dos Ipês, criado pela Fundação Parques e Jardins (FPJ), vinculada à Secretaria do Meio Ambiente, recebeu dezenas de colaborações e já conta com a indicação de mais 100 pontos, com a localização precisa das árvores, para que a população possa contemplar a beleza da espécie em diferentes regiões do Rio. A proposta é catalogar os endereços de ipês pela cidade e fazer com que as pessoas olhem, admirem e cuidem mais das árvores urbanas.

O guia digital, que pode ser acessado no site e nas redes sociais da Fundação Parques e Jardins, traz dicas de como plantar um ipê e como cuidar de uma muda e de uma árvore já adulta. No momento a florada é de ipês nas cores rosa e roxo, em razão disso a FPJ segue recebendo sugestões de novos pontos, já que a floração dos ipês amarelos e brancos acontecem em meados de agosto, até o final de setembro.

O que começou como uma sugestão de programa para um final de semana ganhou força e virou uma nova paixão declarada dos cariocas. Desde o início da campanha, as equipes da FPJ já receberam centenas de imagens e declarações apaixonadas dos admiradores das árvores.

De acordo com o presidente da FPJ, Fabiano Carnevale, a iniciativa surgiu com o objetivo de estimular o contato da população com as árvores urbanas da cidade.

Advertisement

Todos os anos os ipês produzem um espetáculo na cidade, então pensamos em trazer esse espetáculo mais pra perto da população. Criamos esse roteiro para que as pessoas apreciem, tirem fotos e informem novos pontos. A ideia é seguir alimentando esse roteiro, ampliando o número de endereços a cada ano”.

Ainda segundo Carnevale, eles estão recebendo fotos e vídeos de árvores localizadas em diferentes bairros.

Curiosamente, as regiões menos arborizadas, nas zonas Norte e Oeste, são as que estão recebendo o maior número de indicações. Muitas pessoas estão orgulhosas, querendo mostrar os ipês que florescem todo o ano na rua onde moram, e outras estão ampliando o olhar para a beleza das árvores enquanto caminham pelo Rio”, observou.


Este é o caso de Júlio Nunes, morador da Zona Norte. “Fiquei torcendo para que a minha indicação entrasse no roteiro. Estou muito feliz em poder representar Irajá, mostrando para o Rio o nosso belo ipê na Rua Marquês de Queluz”.

Sempre fui apaixonada por ipês, inclusive tenho um tatuado. Não consigo ver um florido e não tirar uma foto. Essa iniciativa é maravilhosa! Os ipês floridos deveriam ser uma atração turística”, destaca a bióloga Bruna Caldas.

O Roteiro dos Ipês começou com 20 endereços no Centro e zonas Sul, Norte e Oeste, e agora já conta com mais de 100 pontos. O guia digital está disponível no site oficial da Fundação Parques e Jardins e nos perfis do Instagram e Facebook.

Inverno é a época da floração
O inverno é o período em que ocorre a floração dos ipês, um dos eventos mais bonitos da natureza brasileira. Os ipês são árvores ‘caducifólias’, que perdem todas as folhas, restando apenas suas flores magníficas. As flores de cor intensa surgem de junho a novembro, de acordo com cada espécie. As primeiras espécies a florescerem são os ipês roxos e rosas, seguidos pelos ipês amarelos e brancos.

A palavra ipê possui origem indígena e significa ‘casca dura’. A árvore também é conhecida popularmente como ‘pau d’arco’, pois os índios a utilizavam para fazerem os seus arcos para caça e defesa.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Com indicações dos cariocas, roteiro de Ipês chega a mais de 100 pontos pelo Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui