Bairro de Vila Valqueire (Foto: Reprodução Internet)

Localizada entre o subúrbio carioca a grande Jacarepaguá, a Vila Valqueire é dos bairros mais nobres do Rio de Janeiro. Com população predominantemente de classe média e classe média alta, a região ganhou a alcunha de “Ipanema da Zona Sul”, em função dos prédios baixos, das modernas residências e dos condomínios de luxo.

Por conta da sua localização, (apenas 28 quilômetros de distância do centro da cidade) da qualidade de vida, infraestrutura e das boas opções de moradia, a Vila Valqueire abriga entre suas esquinas casas a partir de R$ 1 milhão e algumas com valores superiores a R$ 2 milhões, segundo informação publicada pelo blog Bafafá.

Além dos imóveis, a Vila Valqueire atrai novos moradores por causa das inúmeras alternativas de comércio e serviço, e pelos espaços públicos como praças e parques, todos muito bem conservados.

Ainda falando de comércio, o bairro tem uma série de empreendimentos em franco desenvolvimento. Com complexo comercial, hospital, bancos, colégios, supermercados, uma avenida de agências de automóveis na Estrada Intendente Magalhães, principal via do bairro, considerado um shopping a céu aberto de carros.

Condomínio Village das Rosas em Vila Valqueire (Foto: Reprodução Internet)

A ‘Ipanema do subúrbio‘ é cercada por áreas verdes, morros e a serra do Valqueire, parte da área protegida do Parque Estadual da Pedra Branca, uma das maiores unidades de preservação ambiental do mundo.

Para quem tem dificuldade com o forte calor que predomina na Cidade Maravilhosa, frequentemente, nessa região, são registradas as menores temperaturas do Rio, principalmente nas madrugadas de inverno.

Para os religiosos, o bairro também conta com a histórica Igreja de São Roque, o Santuário da Divina Misericórdia, um dos primeiros templos católicos do país.

Com “alma” de subúrbio e “cara” de Zona Sul, a Vila Valqueire é um cantinho único e especial do Rio de Janeiro.



Toda manhã o resumo do Rio de Janeiro

27 COMENTÁRIOS

  1. Eu realmente acho que o Valqueire é o melhor lugar do subúrbio para se morar. Eu acho que já foi melhor. Não fica na Zona Oeste e não se compara a Ipanema como já publicado em uma matéria há anos. Quando sai daqui, morei em outros lugares que também tem os problemas mas preferir voltar. Tudo aqui é caro mas eu amo esse lugar. Só troco pela zona Sul

  2. O autor da matéria é corretor, por acaso ? Isso aqui é horrível !!! Praça Seca, que fica exatamente a 30 metros daqui, é nosso terror. Os tiros que saem de lá alcançam as pessoas aqui dentro de suas casas !!! Há três favelas iniciando sua construções: uma na Praça Saiqui, outra na Luiz Beltrão e uma terceira na rua Ouro Branco. Você estaciona o carro e entra na sua casa. Quando volta, o carro não está mais lá. São os ladrões freelancer ou da Prefeitura, é um horror. Jamais pensem em vir morar aqui, principalmente porque aqui é Zona Oeste, segundo alguns geógrafos, que não percebem que o município tem a forma de um paralelogramo e, então, o centro é o encontro das diagonais. Ali em Moça Bonita.

  3. Nada como olhar os comentarios de quem entende do assunto publicado! Galera vcs estao de parabens por nao compactuar com.mentiras! Coisa feia!!

  4. Isso só pode ser piada…coloca um imóvel prá vender por 1 milhão que vc vai morrer e não vende. Outro detalhe importante: leva-se quase 2hs para percorrer esses “apenas” 28km até o Centro, e se fôr para a zona sul, é quase metade de um dia. No condomínio da foto, no qual eu moro, meu filho já foi assaltado 2 vezes em 1 ano, pq ninguém quer pagar a seguramça.

  5. O grande problema do Rio de Janeiro,sao as favelas,aqui no valqueire,tambem e assim morei 17 anos,e na epoca era muito bom,agora a seguranca dentro do condominio e falha!

  6. Só rindo!!!! Ipanema do subúrbio, da pra ver que quem escreveu essa matéria deve morar muito mal ou deve ser corretor tentando vender imóveis, acorda pra realidade, moro aqui só 60 anos.

  7. Já estava juntando grana para morar fora do país, mas, ao ler esta matéria, mudei completamente os planos. Quero morar ao lado da Copacabana do subúrbio (Marechal Hermes) e do Leblon (Bento Ribeiro). Quem sabe não viro a próxima Helena de Manoel Carlos?

  8. Quem não te conhece que te compre. Moro há 21 anos neste bairro. Tudo é caro. Não tem segurança, as praças só são conservadas dentro dos condomínios. Se fosse vendida como uma pintura de Picasso, com certeza seria falsa.

  9. Fala sério, não é a Vila Valqueire, aqui não é uma vila, e vc é muito otimista podia por a só uma hora e meia do centro seria mais realista, e tá longe de ótimo complexo comercial, comparar Vila Valqueire com Ipanema é sacanagem. O povo que está vendendo imóveis é que estão fora da realidade do bairro.

  10. Muito longe dessa maravilha toda. Tem assalto todos os dias. É um deserto. Não são só as casas que são caras. Aqui tudo é caro e a qualidade não compensa. O pior é que tem gente que acredita que é isso tudo mesmo.

  11. É um bairro bom de se morar, mas não é “essa Coca Cola toda”, pelo menos não a ponto de justificar imóveis de 1 milhão de reais…

  12. Respondendo o comentário do sr. Marcos, a Vila Valqueire apesar de ser do subúrbio ela está situada na zona oeste. Isso se deve também pelo fato de que é o último bairro que pertencia a região conhecida como Jacarepaguá situada na zona oeste.

    • É um bairro bom de se morar, mas não é “essa Coca Cola toda”, pelo menos não a ponto de justificar imóveis de 1 milhão de reais…

  13. Artigo apelativo!!
    Bairro tá uma merda, mal conservado o que salva são algumas condôminos e casas no padrão legal.
    Sem comparação com zona sul, entorno tem Bento Ribeiro, marechal Hermes, madureira.. bairros abandonados e perigosos….
    Não é perto da zona sul fora engarrafamento!!!
    Eu morei no valqueire e hoje moro no recreio, sai desse bairro pq estava largado, sujo, mal conservado….

  14. Quem lê isso até tem certeza que Vila Valqueire é melhor que a Tijuca, para citar um exemplo que conheço, a apenas 16 min do Centro (7,5 km) e a 19 min da Zona Sul (11 km). E com metrô ainda por cima. Pude fazer essa mudança e não pretendo voltar mais. Vila Valqueire é pra visitar os parentes.

  15. Só falta a praia, a segurança, a pavimentação, os restaurantes, os serviços e tudo mais, tá quase lá como Ipanema. E aí, quando vcs vão publicar o anúncio de apartamentos à venda em Vila Valqueire? Vocês deveriam botar como faz o Instagram ” parceria paga por….” nessa matéria

  16. Eu pensava em morar na Lagoa mas, depois dessa reportagem, estou certo de que o meu destino será a Vila Valqueire e ficar a APENAS 28 km do Centro.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui