Com lançamento em dezembro, livro homenageia Cabelada, icônico árbitro da história do futebol carioca

''Todo Juiz é Ladrão, Cabelada Não'', de autoria de Leandro Araujo, será lançado no dia 11/12 em bar em Vila Isabel; livro aborda a vida e carreira de Luiz Carlos Gonçalves, conhecido por sua irreverência dentro e fora de campo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Livro ''Todo Juiz é Ladrão, Cabelada Não'', de autoria de Leandro Araujo - Foto: Divulgação

No próximo dia 11/12, às 13h, será lançado no Rio de Janeiro um livro em homenagem a um dos árbitros mais icônicos da história do futebol carioca. A obra, intitulada de ”Todo Juiz é Ladrão, Cabelada não!”, é de autoria de Leandro Araújo e aborda a vida e carreira de Luiz Carlos Gonçalves, conhecido por sua irreverência e extravagância dentro e, principalmente, fora das 4 linhas nas décadas de 70 e 80.

Para fazer jus ao estilo de vida boêmio do ex-árbitro, o lançamento acontecerá no Boteco Petisco, antigo ”Petisco da Vila”, em Vila Isabel, na Zona Norte da capital fluminense, que era um dos bares preferidos de Cabelada, seu apelido popular.

O livro tem prefácio de Nei Lopes e orelha de Toninho Geraes e Moacyr Luz. De acordo com o autor, ”é o Rio de Janeiro de Castor de Andrade, do velho Maraca – ainda sem o VAR – Euricos Mirandas e Caixas D’Águas”.

”É um livro de crônicas que conta histórias do Cabelada, da carreira como apitador e da vida boêmia. É também uma grande desculpa para sobre um Rio de Janeiro de uma época”, diz Leandro Araujo.

Advertisement

”Ele sempre será o inesquecível Cabelada. Para quem vier a conhecê-lo por este excelente livro de Leandro Araújo, a melhor definição é a de que vislumbramos um Macunaíma do Rio, o admirável herói sem caráter”, complementa o também escritor Paulo-Roberto Andel.

163776026985000 Com lançamento em dezembro, livro homenageia Cabelada, icônico árbitro da história do futebol carioca
Cabelada em sua época de arbitragem e, ao lado, demonstrando sua irreverência fora de campo – Fotos: Divulgação

Vale mencionar que uma das características mais marcantes de Cabelada, além do visual característico (cabeleira chamativa, bigode grosso e barriga saliente), era o fato de gostar de beber antes e/ou depois dos jogos, mesmo que fossem partidas de caráter decisivo.

”Se um dia alguém ousar desafiar e vociferar que todo juíz é ladrão, a resposta deve estar na ponta da língua: ‘Cabelada não’! Porém, é importante ressaltar que, com Cabelada, tudo pode ser claro, menos a regra. Para ele, era mais importante deixar o povo feliz”, finaliza Leandro Araujo.

cabelada 2 Com lançamento em dezembro, livro homenageia Cabelada, icônico árbitro da história do futebol carioca
Cabelada recentemente, sem deixar a vida boêmia de lado – Foto: Reprodução

SERVIÇO

Lançamento do livro ”Todo Juiz é Ladrão, Cabelada Não”

  • Data: 11 de dezembro de 2021 (sábado)
  • Horário: 13h
  • Local: Boteco Petisco (antigo Petisco da Vila)
  • Endereço: Boulevard 28 de Setembro, 238 – Vila Isabel – Rio de Janeiro/RJ

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Com lançamento em dezembro, livro homenageia Cabelada, icônico árbitro da história do futebol carioca
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Com lançamento em dezembro, livro homenageia Cabelada, icônico árbitro da história do futebol carioca
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui