Com orçamento R$ 84,8 milhões, Prefeitura do Rio lança projeto do novo Camelódromo da Uruguaiana

Parcialmente destruído por incêndio em janeiro, espaço será transformado em shopping popular vertical com quatro andares e 1.600 boxes modernos e acessíveis

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail
Projeto prevê shopping popular vertical com quatro andares e cerca de 1.600 boxes comerciais mais amplos — Foto: Divulgação

Após o incêndio que atingiu parcialmente os boxes do camelódromo da Uruguaiana, em janeiro deste ano, a Prefeitura do Rio anunciou nesta segunda-feira (5/5) a abertura de licitação para selecionar a empresa responsável pela modernização do espaço, localizado no Centro da cidade. A proposta prevê a construção de um shopping popular vertical com quatro pavimentos e cerca de 1.600 boxes comerciais, mais amplos e acessíveis. Se for concretizado, os corredores estreitos darão lugar a áreas comuns mais espaçosas, com infraestrutura moderna e acessibilidade.

Com orçamento estimado em R$ 84,8 milhões e prazo de execução de 16 meses, o projeto visa transformar completamente um dos principais polos de comércio popular do estado. A licitação está marcada para o dia 9 de junho e a obra será dividida em quatro fases, com o objetivo de minimizar prejuízos nas vendas e manter o funcionamento do mercado durante as obras.

Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura, nenhum trabalhador será deixado sem espaço. Os comerciantes afetados temporariamente pelas obras serão realocados para áreas provisórias, ainda a serem definidas, garantindo a continuidade das atividades.

“Vamos dividir a obra em fases para minimizar o impacto da intervenção. Só iniciaremos uma nova etapa quando a outra estiver concluída. O Novo Mercado da Uruguaiana será um espaço moderno, seguro e digno para os comerciantes e para os milhares de cariocas que passam diariamente pela região e movimentam a economia da cidade”, afirmou o secretário de infraestrutura, Wanderson Santos.

O projeto inclui a demolição da estrutura atual e a reurbanização completa do entorno, com a criação de um boulevard conectando as ruas Uruguaiana e Presidente Vargas. A proposta busca reorganizar e revitalizar a área, promovendo integração com o espaço urbano e respeitando os imóveis históricos tombados da região.

Projeto prevê a demolição da estrutura atual e a reurbanização do entorno, com a criação de um boulevard ligando as ruas Uruguaiana e Presidente Vargas – Foto: Divulgação

O novo mercado será construído em estrutura metálica moderna, composta por térreo e três pavimentos em mezanino. No térreo, os boxes ficarão organizados em fileiras identificadas, com duas praças de alimentação, sanitários, áreas para carga e descarga, além de uma loja âncora com acesso pelas duas vias principais. Os mezaninos avançam em forma de balcões suspensos, permitindo visão panorâmica do espaço.

“A ideia do novo mercado é tornar o local mais agradável e mais seguro para os comerciantes e o público em geral. Integrando de uma forma melhor o Novo Mercado Popular com a arquitetura do entorno. Com este formato poderemos contemplar os bens tombados da região. Sem contar que teremos um boulevard que facilitará a circulação de pessoas e um sistema moderno de prevenção à incêndio seguindo a legislação do Corpo de Bombeiros”, revelou o secretário.

Novo mercado será erguido com estrutura metálica moderna, distribuída entre térreo e três mezaninos – Foto: Divulgação

Os dois primeiros mezaninos abrigarão mais boxes e sanitários. O segundo contará ainda com varandas externas voltadas para as ruas Uruguaiana e Presidente Vargas, o que garantirá ventilação cruzada e integração visual com o entorno. Já o terceiro mezanino será destinado a órgãos da Prefeitura, reforçando a presença institucional na área.

A cobertura do novo mercado será metálica, com estrutura treliçada e telhas trapezoidais de alumínio, em alinhamento com o Plano Agache, respeitando a arquitetura das galerias tradicionais do centro histórico.

Além do prédio principal, o projeto prevê a reurbanização de 10 mil metros quadrados no entorno, com calçadas acessíveis, paisagismo renovado e melhorias na infraestrutura urbana. Todo o complexo contará com ventilação natural, iluminação eficiente, redes hidráulicas modernas e sistema de prevenção a incêndio.

No camelódromo, a notícia da reforma gerou reações mistas. No geral, os vendedores torcem para que o espaço modernizado aumente as vendas, mas sem apagar a alma popular do comércio. A prefeitura aguarda a conclusão do processo licitatório para definir a data de início das obras.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp e e-mail

6 COMENTÁRIOS

  1. Acabando com a criminalidade e oferecendo produtos lícitos e criativos mais essa urbanização e segurança do local está bom. Quanto a arquitetura não sei se seria a melhor opção. Mas o carioca quer saber o motivo dos 90 milhões para esse show de bosta se os patrocinadores deram bem mais que isso.???? Duduzinho a lá Lula????

  2. A ideia de se construir um camelodromo é muito produtiva, mas puts: que projeto de mau gosto e que não respeita em nada o entorno.

    Seria melhor construir algo de inspiração colonial/eclética mesclado com o contemporâneo, valorizaria mais a região

  3. Esperamos que o local seja totalmente revitalizado, moderno, que transmita a população SEGURANÇA.
    AQUILO ali, é vergonhoso, um sub-mundo para o crime, é TEBEBROSO passar pelo local.
    Por mim, deveria não existir mais e a área aproveitada para outros fins.

    Espero que tenhamos SEGURANCA na área e ver finalmente a estação do METRÔ DA URUGUAIANA e das saídas adjacentes.

    Vamos ver…

  4. Projeto vertical é sinônimo de fracasso. O camelódromo só é o que é por ser horizontal, fato que instiga o cidadão “popular” a procurar pelo que precisa ou convém sem precisar subir e descer. Os shoppings para atraírem o público para andares superiores, fazem área de alimentação e lojas chamarizes que atraiam o público, não é o caso de camelódromo formado por boxes.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui