Com patrulhamento a cavalo, PM anuncia reforço na segurança das praias do Rio

A ação visa reforçar a Operação de Verão, que teve início em setembro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Calçadão de Copacabana, na Zona Sul do Rio, nesta sexta (04/09) - Foto: Marcos Serra Lima/G1

A Polícia Militar implanta a partir deste final de semana a Operação Turismo 2021/2022. A ação visa reforçar a Operação de Verão, que teve início em setembro. As medidas voltadas para ampliar a segurança do Rio, terão como foco especial as orlas das zonas Sul e Oeste da capital fluminense.

Entre as ações adotadas a partir deste fim de semana está a implantação de ponto eletrônico que começará a operar, de forma experimental, em 12 hotéis da Praia da Copacabana. Por meio desse dispositivo, os policiais militares do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur) passarão a estabelecer contato permanente com a administração dos hotéis para receber demandas na área da Segurança. Esse programa será estendido, ainda durante o verão, a hotéis localizados em outras áreas das zonas Sul e Oeste.

Além do ponto eletrônico haverá policiamento a cavalo. Os animais ficarão num pelotão destacado do Regimento de Polícia Montada (RPMont) que funcionará no Jockey Club, o Carro Comando da PM também volta neste fim de semana. O equipamento ficará baseado no Arpoador para coordenar as ações de patrulhamento.

Ainda haverá reforço no efetivo do BPTur e nas unidades operacionais de Copacabana (19º BPM), Leblon (23º BPM), Barra da Tijuca (31º BPM), entram em operação a partir deste sábado (18/12) duas medidas: instalação do Carro Comando, no Arpoador, para coordenar diariamente ações de patrulhamento em toda faixa litorânea, inclusive com emprego de grupamento de motocicleta; e presença de policiamento montado na Rua Francisco Otaviano, entre Copacabana e Ipanema.

Advertisement

Outra medida do pacote será o BOPM Online, já adotado em Copacabana, por meio do qual os policiais militares fazem registros de ocorrências de menor gravidade para não haver perda de tempo das ações de policiamento preventivo e ostensivo.

Também em Copacabana, uma ação especial da PM irá patrulhar os 12 principais hotéis do bairro. O objetivo é aumentar a segurança na orla e evitar os delitos nos períodos de grande fluxo de turistas na capital.

Com o objetivo de dar segurança jurídica às ações de policiamento, foi reativado o Termo de Ajuste de Conduta junto ao Ministério Público, que passará a ter acesso a todas as ocorrências registradas por policiais militares.

O secretário de Estado de Polícia Militar, coronel Luiz Henrique Marinho Pires, lembra que o projeto segue uma diretriz do Governo do Estado, estabelecendo o turismo como atividade econômica estratégica para a retomada do desenvolvimento.

Em todos os grandes centros turísticos do mundo, há um policiamento diferenciado para oferecer sensação de segurança aos visitantes nacionais e estrangeiros” , explica o coronel Henrique.

Nova estrutura

O planejamento do reforço da Operação Verão foi desenvolvido a partir de estudos elaborados pelo comando da corporação em parceria com instituições empresariais da área turística. Os estudos indicam, por exemplo, que 80% dos roubos e 89% dos furtos contra turistas ocorrem no eixo Copacabana-Ipanema, numa análise feita nas ocorrências registradas na região da cidade sob circunscrição do 1º Comando de Policiamento de Área (CPA), que abrange Zona Sul, Centro e parte da Zona Norte.

No sábado,(11/12), foi instalada a central de monitoramento na Companhia Destacada do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE), na Linha Vermelha, nas imediações da entrada da Ilha do Governador. Os operadores dessa central, por meio de imagens captadas por câmeras ao longo da Linha Vermelha, orientam os grupos de motopatrulhamento que operam no principal corredor viário de acesso ao Aeroporto Internacional do Galeão.

Na última quarta-feira (15/12), foram inauguradas duas novas estruturas. Uma Companhia Destacada do 5º BPM (Praça da Harmonia) na Ladeira da Misericórdia, que contará com um efetivo de 150 policiais para irradiar policiamento ostensivo em área estratégica do Centro, como Tribunal de Justiça e imediações do Aeroporto Santos Dumont. Nesse mesmo dia, foi inaugurado o Pelotão Destacado do RPMont (Regimento de Polícia Montada) numa vila do Jockey Club Brasileiro. Essa nova unidade do RPMont vai garantir maior operacionalidade para o policiamento montado nas áreas da Zona Sul, Centro e Maracanã.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Com patrulhamento a cavalo, PM anuncia reforço na segurança das praias do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui