Divulgação: Prefeitura

A cidade do Rio de Janeiro registrou um aumento da população assistida pelo Programa Bolsa Família no mês de março. O programa de inserção social atingiu 30 mil novas famílias, sendo que 74% delas são chefiadas por mulheres. Agora são 298.423 famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, 5.104 a mais do que o objetivo de 293.319 estimado pelo governo federal, com base no Censo de 2010.

A informação foi comemorada pela secretária municipal de Assistência Social, Laura Carneiro: “Essa notícia nos traz muita alegria. Significa o resgate de uma dívida que tínhamos com essas famílias, principalmente nesse momento tão difícil que estamos vivendo, de aumento de pobreza em função da pandemia e da crise econômica.”

As famílias beneficiadas pelo Bolsa Família foram identificadas através do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal cujo objetivo é rastrear os brasileiros mais pobres. A inserção da população no CadÚnico, que funciona como uma base de dados, é de responsabilidade dos municípios, por meio das pastas de Assistência Social.

O CadÚnico identifica famílias com renda igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal de até 3 salários mínimos. A inscrição pode ser feita no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) próximo à família necessitada cujo responsável, de preferência mulher, deve ser a maior de 16 anos.

Documentação necessária:

Certidão de Nascimento;

CPF

Carteira de Identidade (RG)

Certidão de Casamento;

Carteira de Trabalho;

Carteira de Identidade (RG);

Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI); ou

Título de Eleitor.

É bom levar um comprovante de residência para facilitar. Se puder ser conta de água ou luz, melhor ainda!

Para se inscrever, o responsável familiar deve apresentar a seguinte documentação: CPF ou título de eleitor, documento de emissão nacional (carteira de identidade, carteira de trabalho ou certidão de nascimento) e comprovante de residência.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui