Com quase 300 mil beneficiadas, Rio ultrapassa meta do Bolsa Família pela 1ª vez

Março de 2021 registrou 30 mil novas famílias no programa; com isso, são 298.423 beneficiadas, 5.104 a mais do que a meta estimada

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Divulgação: Prefeitura

A cidade do Rio de Janeiro registrou um aumento da população assistida pelo Programa Bolsa Família no mês de março. O programa de inserção social atingiu 30 mil novas famílias, sendo que 74% delas são chefiadas por mulheres. Agora são 298.423 famílias beneficiadas pelo Bolsa Família, 5.104 a mais do que o objetivo de 293.319 estimado pelo governo federal, com base no Censo de 2010.

A informação foi comemorada pela secretária municipal de Assistência Social, Laura Carneiro: “Essa notícia nos traz muita alegria. Significa o resgate de uma dívida que tínhamos com essas famílias, principalmente nesse momento tão difícil que estamos vivendo, de aumento de pobreza em função da pandemia e da crise econômica.”

As famílias beneficiadas pelo Bolsa Família foram identificadas através do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) do governo federal cujo objetivo é rastrear os brasileiros mais pobres. A inserção da população no CadÚnico, que funciona como uma base de dados, é de responsabilidade dos municípios, por meio das pastas de Assistência Social.

O CadÚnico identifica famílias com renda igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal de até 3 salários mínimos. A inscrição pode ser feita no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) próximo à família necessitada cujo responsável, de preferência mulher, deve ser a maior de 16 anos.

Advertisement

Documentação necessária:

Certidão de Nascimento;

CPF

Carteira de Identidade (RG)

Certidão de Casamento;

Carteira de Trabalho;

Carteira de Identidade (RG);

Certidão Administrativa de Nascimento do Indígena (RANI); ou

Título de Eleitor.

É bom levar um comprovante de residência para facilitar. Se puder ser conta de água ou luz, melhor ainda!

Para se inscrever, o responsável familiar deve apresentar a seguinte documentação: CPF ou título de eleitor, documento de emissão nacional (carteira de identidade, carteira de trabalho ou certidão de nascimento) e comprovante de residência.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Com quase 300 mil beneficiadas, Rio ultrapassa meta do Bolsa Família pela 1ª vez
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui