Preso desde agosto acusado de liderar uma milícia digital que atentava contra a democracia, o ex-deputado e ex-presidente do PTB, Roberto Jefferson, deixou o Complexo Prisional de Gericinó, em Bangu, Zona Oeste do Rio, para cumprir prisão domiciliar. Segundo o advogado Luís Gustavo Pereira da Cunha, Jefferson foi para sua casa em Comendador Levy Gasparian, na Costa Verde, na madrugada desta terça-feira (25).
“A defesa de Roberto Jefferson por ora fica satisfeita. Ele terá oportunidade de se tratar de forma adequada, estar junto com seus entes queridos, e é o primeiro passo para o fim da única prisão de um preso político no país“, diz a nota divulgada pela defesa.
A Secretária de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informou que Jefferson deixou o presídio já com a tornozeleira eletrônica instalada, conforme determinou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ao substituir a prisão preventiva pela domiciliar.
Roberto Jefferson está proibido de estabelecer qualquer comunicação exterior, inclusive interações nas redes sociais, de receber visitas sem autorização judicial, de conceder entrevista, salvo com autorização judicial e de ter contatos com outros investigados no inquérito das milícias digitais.