Comerciantes locais querem fim do VLT na Avenida Marechal Floriano

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Lojas fechadas na Marechal Floriano - Foto: Diário do Porto

Ao longo de quase 2 anos, as obras da Linha 3 do VLT ocuparam a Avenida Marechal Floriano, no Centro do Rio. À época, os comerciantes da região estavam entusiasmados, vislumbrando que a chegada do meio de transporte carioca à localidade iria atrair novos clientes.

Porém, não foi isso que aconteceu. Desde que a linha foi inaugurada, em outubro de 2019, o panorama do comércio local, ao invés de melhorar, piorou. Numa região ocupada por diversos prédios históricos, muitas lojas encontram-se fechadas e, por isso, muitos comerciantes pedem o encerramento da passagem do VLT pela via. A informação inicial é do ”Diário do Porto”.

Para o VLT passar pelo local, os pontos de ônibus que ali ficavam foram retirados, e isso diminuiu a quantidade de pessoas por ali transitam.

Desde 1943 presente na Avenida Marechal Floriano, a Casa Nair, tradicional loja de artigos esportivos da região, perdeu de 30 a 40% de clientela com o VLT.

Advertisement

”Antes, as pessoas podiam estacionar aos sábados, e todas as lojas ficavam abertas. Não tinha loja vazia ou para alugar, como agora, que você pode escolher como quer a loja, grande, média, pequena, metade”, lamenta Junior Ferreira, um dos donos da loja.

IMG 20200220 1657452 768x576 1 Comerciantes locais querem fim do VLT na Avenida Marechal Floriano
Casa Nair, na Avenida Marechal Floriano – Foto: Diário do Porto

E essa situação em relação aos pontos de ônibus tem explicação. Anteriormente, as pessoas pegavam o meio de transporte nas calçadas. Agora, com o VLT, os pedestres passaram a andar pelos trilhos, isto é, passando longe das lojas, tornando-as menos atrativas vistas à distância.

”Para o comércio foi horrível, no sábado fecha quase todo mundo. Nunca vi um Natal tão ruim quanto o desse ano, o pior de todos. Nós resistimos porque somos muito antigos e vendemos para um público específico, mas, se a área do VLT virasse estacionamento e calçadão, seria muito melhor. Pode pegar esse trenzinho aí, colocar em outro lugar para a gente voltar ao normal”, enfatiza Junior.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Comerciantes locais querem fim do VLT na Avenida Marechal Floriano
Advertisement

8 COMENTÁRIOS

  1. Sou comerciante em uma rua próxima, já tentei alugar uma loja na mal floriano, porém os proprietários de lojas naquela avenida estão fora da realidade, pedem um absurdo de aluguel, por isso tantas lojas fechadas, acham que a economia está em vento e popa, cobram 10 mil, 15 mil até 20 mil por um aluguel, isso quando não incluem luvas, por isso que está tudo fechado, são idiotas que preferem pagar IPTU e manutenção das lojas fechadas do que abaixar os alugueis, coloca para alugar por 2 mil, 3 mil, 4 mil, para ver se não alugam rapidinho, duvido que façam isso, preferem deixar as lojas fechadas, vão morrer abraçados com elas.

  2. Concordo com os comerciantes,este trem não serve para nada, não leva a lugar nenhum,a Av.Rio Branco também está um nojo,ACABEM COM ESTA PORCARIA,quem usa este trem, está sempre vazio.

  3. Discordo desses comerciantes , eu inclusive passei a utilizar essa via depois que o VLT começou a ser implantado, e sempre compro coisas por lá, pois fica no caminho.
    O centro do Rio inteiro perdeu lojas desde o começo da crise, vá ver na Rua da Carioca Por exemplo, só tem uma ou outra loja aberta.

  4. Repudio o pensamento egoísta e retrógrado desses comerciantes com todas as minhas forças, que colocam seus interesses pessoais acima do coletivo. Lamentável!

  5. Assunto que não deveria sequer obter espaço na mídia dada a visão acanhada da reivindicação priorizando o benefício de uns poucos cidadãos em detrimento da enorme demanda de locomoção da população como um todo, tão sacrificada num contexto político de restrições financeiras e pouco interesse da classe política em acenar com algum tipo de melhoria. Espero que outros órgãos da imprensa não percam tempo nem espaço para esta questão entrar para qualquer pauta de discussão.

  6. Eu vejo muitas pessoas fazendo o trajeto a pé ao longo da avenida sobretudo nos horários matinais e vespertinos ao longo da semana. Aos sábados o esvaziamento é bem comum em outras ruas, acredito que seja em virtude do fechamento de lojas que acabam desanimando ir a determinado local. Sem contar que muitas lojas são antigas, com o atendimento a desejar e/ou com preços altos. Cabe avaliar a questão como um todo.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui