Comércio do Rio teve nova queda em agosto

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

As vendas do comércio lojista da cidade do Rio de Janeiro registraram queda de 4.3% em agosto, em comparação com o mesmo mês de 2017, de acordo com a pesquisa Termômetro de Vendas divulgada mensalmente pelo Centro de Estudos do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro – CDLRio, que abrange cerca de 500 estabelecimentos comerciais da Cidade. É o oitavo mês de resultado negativo ((janeiro -3,7%, fevereiro -4,4%, março -3,6%, abril -3,5%, maio -3,2%, junho -4,3% e julho -5,3%). No acumulado dos oito meses do ano (janeiro/agosto) ante o mesmo período do ano passado as vendas recuaram 4,3%.

A pesquisa mostra também que todos os produtos do Ramo Duro (bens duráveis) e Ramo Mole (bens não duráveis) registraram vendas negativas. Os setores que registraram as maiores quedas no faturamento no Ramo Duro (bens duráveis) foram Óticas (-8,9%) Móveis (-7,4%), Jóias (-6%) e Eletrodomésticos (-4,4%). No Ramo Mole, Tecidos (- 7,2%), Calçados (-5%) e Confecções (-3,4%).

Segundo Aldo Gonçalves, presidente do CDLRio, o desempenho negativo das vendas do mês de agosto continua refletindo a crise econômica, especialmente do Estado do Rio, com desemprego em alta, que tem inibido as compras do consumidor. “Além disso, o Dia dos Pais, uma das grandes datas comemorativas do comércio, foi fraco e não conseguiu reverter resultado negativo de agosto”, justifica Aldo.

Em relação às vendas conforme a localização dos estabelecimentos comerciais, no Ramo Mole (bens não duráveis) as lojas da Zona Norte venderam menos 8 %, as do Centro menos 4,5% e as da Zona Sul menos 4%. No Ramo Duro (bens duráveis) as lojas da Zona Norte venderam menos 9%, as do Centro menos 7,3% e as da Zona Sul menos 7,2%.

Advertisement

Serviço Central de Proteção ao Crédito

Ainda segundo a pesquisa, as Dívidas Quitadas no comércio lojista da Cidade do Rio de Janeiro cresceram 1,3% em agosto em relação ao mesmo mês do ano passado, de acordo com os registros do Serviço Central de Proteção ao Crédito do CDLRio. As Consultas (item que indica o movimento do comércio), recuaram 6,1% e a Inadimplência aumentou 1,1%. No acumulado do ano (janeiro/agosto) em relação ao mesmo período de 2017 as Dívidas Quitadas e a Inadimplência cresceram, respectivamente, 1% e 1%, e as Consultas caíram 6,1%. Ao comparar agosto com o mês anterior (julho), os registros do CDLRio mostram que as Consultas e a Inadimplência aumentaram, respectivamente, 1% e 0,7%, e as Dívidas Quitadas dimuiram 0,3%.

De acordo com o presidente do CDLRio, Aldo Gonçalves, o aumento do número das Dívidas Quitadas, que normalmente ocorre em datas comemorativas como foi o Dia dos Pais, não refletiu no aumento das vendas, visto que as Consultas recuaram 6,1% em agosto. Ele enfatiza que a crise por que passa o Estado do Rio de Janeiro, o aumento desenfreado dos camelôs que cresce assustadoramente a olhos vistos em toda a cidade e o crescimento do desemprego, continuam influenciando fortemente no desempenho das vendas.

Cheque

Segundo o registro de cadastro do LIG Cheque da entidade, em agosto em relação ao mesmo mês de 2017, as Consultas e as Dívidas Quitadas diminuíram, respectivamente, 9,6% e 1,6% e a Inadimplência cresceu 1,3%. Comparando-se agosto com o mês anterior (julho), as Consultas, a Inadimplência e as Dívidas Quitadas cresceram, respectivamente, 1,4%, 0,4% e 3,5%. No acumulado do ano (janeiro/agosto) em relação ao mesmo período do ano passado, a Inadimplência cresceu 1,2% e as Consultas e as Dívidas Quitadas recuaram, respectivamente, 8,1% e 2,7%.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Comércio do Rio teve nova queda em agosto
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui