Comércio no Centro teve queda de 30% no faturamento em 2020

Além da pandemia, o desemprego, a violência e o crescimento de moradores de rua também são apontados como fatores que afastaram o consumidor do Centro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Agência Brasil

Dados de um levantamento do Clube de Diretores Lojistas do Rio apontam que o faturamento do comércio no Centro do Rio apresentou queda de 30% em 2020. Essa queda foi sentida por todos – pelos lojistas, que sentiram no bolso a perda de clientes, e por quem passa frequentemente pela região, que pôde notar cada vez mais lojas fechadas. E o prejuízo no comércio traz consequências: uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas mostrou que o Rio de Janeiro é a capital com o maior índice de informalidade do Brasil.

Segundo o presidente do clube, Aldo Gonçalves, o aumento de camelôs, a pandemia, o desemprego, a violência e o crescimento de moradores de rua também são apontados como fatores que afastaram o consumidor do Centro da cidade.

Mesmo no segundo ano consecutivo de queda, há expectativa de melhora para o ano de 2021 na venda. Entretanto, Aldo Gonçalves explica que o crescimento nas vendas deve ser tímido, influenciado ainda pelos impactos da pandemia.

Segundo o Clube de Diretores de Lojistas, a queda foi de 31,9% entre os bens não duráveis e 30,2% entre os bens duráveis levando em conta os três meses que estabelecimentos da região ficaram fechados por causa das medidas restritivas.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Comércio no Centro teve queda de 30% no faturamento em 2020
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui