Cometa Leonard é visto ao lado do Cristo Redentor; veja o vídeo

O fotografo carioca Marcelo Cavalcanti registrou o fenômeno na noite desta terça-feira (21/12), no Mirante Dona Marta, em Botafogo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
O cometa Leonard próximo do Cristo Redentor (Foto: Marcello Cavalcanti)

Parecia até cena de filme, mas era a mais pura realidade. Algo parecido com uma estrela cadente “próximo” ao Cristo Redentor, um dos monumentos mais conhecidos do mundo, e poucos cariocas sequer ficaram sabendo do acontecimento. É bem verdade que a olho nu era impossível enxergar a beleza do cometa Leonard, que nesta terça-feira (21/12), abrilhantou o céu do Rio de Janeiro. O fenômeno que passou despercebido, foi flagrado pelas lentes microscópicas do fotografo e professor carioca Marcello Cavalcanti.

Ele conta que o cometa só voltará a viajar pelo espaço daqui a 80 mil anos, e que esta era uma chance única de registrá-lo. Marcelo diz que se preparou alguns meses para poder fazer as imagens do lastro luminoso juntamente com o Cristo, assim que ele cortasse o céu da Capital Fluminense. Segundo os seus cálculos de horário e ângulos, o Mirante Dona Marta, em Botafogo, era o local ideal para o clique. A hora mágica seria às 20h, e deu tudo certo.

“Incialmente eu me programei para fazer a imagem na Região Serrana do estado pela iluminação e qualidade do céu, eu sabia que ele [cometa Leonard] não estaria com o brilho muito forte, mas queria enquadrá-lo com algum elemento da Serra, como Dedo de Deus ou Três Picos. Acabou que o tempo ficou completamente nublado. Quando eu voltei para o Rio, o brilho do cometa aumentou, o que é muito difícil de prever, devido a escassez dos estudos. Com o aumento do brilho e a melhora do tempo no Rio, que abriu nos últimos dois dias, eu sabia que teria uma chance”.

Marcello relatou o receio de fotografar no céu do Rio, que não privilegiaria a claridade do astro tanto quanto a Região Serrana, mas destacou que poderia compor uma foto de impacto se juntasse com cartões postais famosos da cidade, como a Pedra da Gávea e o próprio Cristo.

Advertisement

Eu queria uma referência muito forte para os cariocas, depois de alguns cálculos eu observei que a foto tinha que ser em um ponto bem alto. Depois de muitas avaliações eu vi que a foto iria coincidir com o Cristo, maior símbolo que a gente tem na cidade. O planejamento para ter o cometa e o Cristo na mesma foto nos deu a localização do Mirante Dona Marta, em Botafogo“.

foto cometa leonard marcello cavalcanti 2 Cometa Leonard é visto ao lado do Cristo Redentor; veja o vídeo
O cometa Leonard cruzando o céu do Rio

Em seu Instagram, Marcello Cavalcanti, que também tem um canal no Youtube sobre suas aventuras fotográficas, destacou a passagem do cometa Leonard pelo Rio.

Veja a postagem:

O cometa Leonard foi descoberto em janeiro deste ano e recebeu o nome não oficial de “cometa de Natal”, quando passava entre Marte e Júpiter, e foi detectado por cientistas da Nasa. De acordo com as rotas traçadas pelos pesquisadores, ele está seguindo em direção ao Sol.

Ele só começou a aparecer no hemisfério sul no início de dezembro. No Brasil, algumas pessoas da região norte puderam ver o a estrela. Em seguida Leonard foi visto na região sudeste, após alguns dias desaparecido.

Dependendo das condições meteorológicas, o Leonard pode ser visto a olho nu em alguns países da América Latina.

Batizado de C/2021 A1, o cometa descoberto por Gregory J. Leonard foi inicialmente visto “como uma mancha tênue” no início de 2021, quando passou pela órbita de Marte.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cometa Leonard é visto ao lado do Cristo Redentor; veja o vídeo
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui