Comissão de transportes da Alerj pede apuração dos atrasos da supervia ao MPRJ

A Alerj também irá oficiar a própria concessionária para que forneça explicações das medidas que estão sendo tomadas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

A Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) enviou um ofício ao Ministério Público Estadual (MPRJ), nesta quarta-feira (01/09) pedindo a apuração das causas dos constantes atrasos em linhas de trens da SuperVia. A comissão também irá oficiar a própria concessionária para que explique quais medidas de segurança estão sendo tomadas, para que os atrasos sejam evitados.

Nos dois primeiros dias desta semana na segunda-feira (30/08) e na e terça-feira (31/09), os trens do ramal Japeri, que vai da Central do Brasil, no centro da cidade do Rio de Janeiro, até Nova Iguaçu, município da Baixada Fluminense, circularam com intervalo maior que o usual. De acordo com a concessionária, os atrasos se devem ao furto de cabos e equipamentos de sinalização.

De acordo com o documento elaborado pela Alerj e protocolado na 4ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva De Defesa do Consumidor e do Contribuinte do MPRJ, a comissão relata que “se trata de uma sucessão de problemas, há tempos ocorrendo em face da população e que, neste sentido, se tem atrasos, paralisações de composições por falta de manutenção e peças, redução do número de funcionários na empresa, e assim causando prejuízos aos trabalhadores incalculáveis”.

Para o presidente da comissão, deputado Dionisio Lins (PP), o fato de a concessionária não ter um plano de emergência para atuar em conjunto com as empresas de ônibus, para que estas transportem passageiros nestas situações emergenciais, não é justo. O parlamentar também questionou a atuação da SuperVia diante dos recorrentes furtos.

Advertisement

Sabemos que o roubo de cabos já virou uma rotina, tanto na SuperVia como no metrô. Vamos cobrar as medidas que a empresa irá tomar, para ao menos minimizar a situação. Por que eles não solicitam à Polícia Militar que atue de forma mais presente ao longo da via que margeia as estações? A empresa poderia também fazer um levantamento das áreas com maior incidência de furtos, além de intensificar a segurança de sua malha ferroviária não só com rondas, como também com o uso de drones, durante o dia e à noite para tentar identificar essas quadrilhas”, acrescentou Dionisio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Comissão de transportes da Alerj pede apuração dos atrasos da supervia ao MPRJ
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. O Sr. Dionísio Lins quer responsabilizar a empresa pelo roubo de cabos!? “Vamos cobrar as medidas que a empresa irá tomar. (…) Por que eles não solicitam à Polícia Militar que atue de forma mais presente (…) A empresa poderia também fazer um levantamento das áreas com maior incidência de furtos (…) intensificar a segurança de sua malha ferroviária não só com rondas, como também com o uso de drones (…)”

    Sério… com um deputado destes, não dá pra ser mais “ALERJÊNICO”. O cara tá de brincadeira, vomitando baboseiras e tirando o dele da reta… Queria xingar muito, mas aí o post seria cortado. O deputado é empregado justamente para FISCALIZAR o executivo. ELE é o cara que devia estar junto da concessionária cobrando – e não tentando enquadrar a concessionária que já está em Recuperação Judicial.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui