Comissão de Turismo da Alerj discute auxílio emergencial para profissionais do setor nesta segunda

Desde a sanção da lei que determina o auxílio emergencial ao setor, em junho do ano passado, os profissionais esperam pela concessão do benefício

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Nesta segunda-feira (17/05), a Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) realizará audiência pública com a presença do secretário de Estado da Casa Civil, Nicola Miccione, para debater a proposta de regulamentação da Lei 8.858/20, que prevê o pagamento de auxílio emergencial aos guias de turismo do estado do Rio de Janeiro.

O Legislativo já fez o seu papel, com a criação da lei do auxílio. Esperamos que, nesta reunião, o governo dê resposta sobre a regulamentação e pagamento do benefício aos guias de turismo, que aguardam há mais de um ano. Tem gente passando necessidade e vivendo de doação de cesta básica. Abraçar esses profissionais é essencial para termos pessoas capacitadas atuando na retomada do setor“, afirmou a presidente da Comissão, deputada Alana Passos (PSL).

Os guias de turismo do Rio de Janeiro representam aproximadamente 30% dos profissionais do setor de todo o país e, desde a sanção da Lei 8.858/20, em junho do ano passado, esperam pela concessão do benefício.

Vacinação

Advertisement

Foi sancionada pelo governador em exercício, Cláudio Castro a Lei 9.261/21, que determina que os profissionais do Turismo sejam incluídos na lista de categorias que podem ser consideradas prioritárias na vacinação contra a Covid-19.

A medida engloba guias de turismo, agentes de viagens, profissionais da hotelaria, eventos e congressos, motoristas de turismo e demais profissionais do setor. A norma altera a Lei 9.040/20, que autoriza o governo a dar prioridade a profissionais da saúde, segurança pública, assistência social, educação, indígenas e quilombolas, pacientes imunodeprimidos, trabalhadores do setor alimentício e da agricultura, funcionários de farmácias e de petshops, pessoas em privação de liberdade e as que exercem atividades religiosas.

No entanto, a medida só será aplicada quando houver doses suficientes e respeitando a ordem de prioridade do Ministério da Saúde. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Comissão de Turismo da Alerj discute auxílio emergencial para profissionais do setor nesta segunda
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui