Comitê de Gestão Compartilhada do Transporte Público do Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Placa ÔnibusSolicitei à prefeitura que envie à Câmara projeto de lei que prevê a criação de Comitê de Gestão Compartilhada do Transporte Público na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Meu objetivo é criar mecanismos de cooperação intergovernamental, principalmente intermunicipal, e adequar os modelos de gestão das regiões metropolitanas para reduzir problemas comuns característicos dessas áreas.

A política de transportes é estratégica e de competência dos três entes federativos (federal, estadual e municipal) –  variando apenas em escala a competência atribuída. Em âmbito metropolitano, onde é grande a circulação de passageiros entre territórios dos municípios vizinhos, os problemas de mobilidade são frequentes. A impressão é de que o sistema de transporte é demasiadamente fragmentado com redes de transportes de difícil integração e rotas de viagem interrompidas,  comprometendo a eficiência do serviço.

A gestão compartilhada é um arranjo inovador, capaz de eliminar a sobreposição e competição entre os serviços municipais e intermunicipais de transporte coletivo, racionalizando o sistema, reduzindo os custos e melhorando a qualidade do serviço.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Comitê de Gestão Compartilhada do Transporte Público do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui