Comlurb lança blitzes do programa Lixo Zero no Rio

A ação têm o objetivo de orientar, notificar, fiscalizar e multar qualquer infração à Lei de Limpeza Urbana

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
As blitzes têm o objetivo de orientar, notificar, fiscalizar e multar qualquer infração à Lei de Limpeza Urbana - Divulgação

A Comlurb lançou, na manhã desta terça-feira (7/2), no Largo da Carioca, no Centro da cidade, as blitzes do Programa Lixo Zero. A ação foi realizada simultaneamente em outros dois outros pontos: Copacabana e Méier. As blitzes têm o objetivo de orientar, notificar, fiscalizar e multar qualquer infração à Lei de Limpeza Urbana, desde o descarte de pequenos resíduos, como guimba de cigarro, copos, garrafas descartáveis etc., até urinar em logradouros. Só na manhã do lançamento no Centro, os fiscais aplicaram 49 multas, quase todas em pessoas flagradas jogando lixo nas ruas.

Em vez de termos nossos 137 agentes do Lixo Zero espalhados pela cidade, eles vão trabalhar em grupos de 30 em formato de blitzes nos mesmos moldes da Lei Seca. Vamos fazer blitzes em diferentes pontos da cidade todos os dias. A gente não quer punir ninguém, o nosso trabalho é de conscientizar, mas se tivermos que multar, faremos isso. Precisamos manter a cidade limpa”, explicou o presidente da Comlurb, Flávio Lopes.

A ideia é também tornar conhecida a figura do fiscal, fazendo com que a simples presença iniba o descarte irregular de resíduos. Os locais escolhidos serão sempre aqueles de maior movimentação e onde se nota o maior acúmulo de descarte irregular de lixo. Vale lembrar que o valor da multa mais comum, que é o descarte de pequenos resíduos pelas ruas, é de R$ 273,09. Já para quem for pego em flagrante urinando nos logradouros a multa chega a R$ 748,21.

“Aos foliões neste Carnaval, fiquem atentos porque a multa por fazer xixi no lugar errado é alta, e a gente vai estar presente nos blocos com a nossa blitz”, finalizou Lopes.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Comlurb lança blitzes do programa Lixo Zero no Rio
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Existe um “local certo” para fazer xixi, além dos óbvios banheiros? Não temos banheiros públicos espalhados pela cidade. Sou contra fazer xixi em pedra, concreto, postes, metais, asfalto, e outros materiais que não absorvem a urina. Entretanto, há restrições/proibições de fazer xixi em jardineiras, canteiros, árvores, e outras superfícies que absorvem urina? Se xixi em qualquer local público é proibido e será combatido, o que fazer quando se está na rua e torturantemente “apertado”?

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui