Comlurb recolhe 31 toneladas de resíduos no segundo fim de semana oficial de blocos de rua

Desde o início do Carnaval, limpeza já soma 59 toneladas de resíduos na cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Comlurb removeu 31 toneladas de resíduos durante o segundo fim de semana oficial dos desfiles de blocos de rua, nos dias 8 e 9 de fevereiro. Desde o início do Carnaval, em 1º de fevereiro, a coleta totalizou 59 toneladas, incluindo a limpeza na área externa do Sambódromo, onde ocorreram os ensaios técnicos das escolas de samba do Grupo Especial.

Entre os blocos com maior volume de resíduos recolhidos, destacam-se:

  • Chame Gente (São Conrado): 7,8 toneladas
  • Ensaios técnicos no Sambódromo: 6,4 toneladas
  • Megabloco SeráQAbre: 5,4 toneladas

Fiscalização e multas por descarte irregular

As equipes do programa Lixo Zero registraram 61 autuações por urinar em via pública (artigo 103-A da Lei de Limpeza Urbana) e 10 autuações por descarte irregular de pequenos resíduos (artigo 82), totalizando 71 multas no fim de semana. No acumulado dos dois primeiros fins de semana do Carnaval, foram 105 autuações, sendo 82 por urinar na rua e 23 por descarte irregular.

Atualmente, a multa para quem for flagrado urinando em via pública é de R$ 805,07, enquanto o descarte irregular de pequenos resíduos, como copos, garrafas descartáveis, latas e guimbas de cigarro, resulta em uma multa de R$ 293,85.

Megaoperação de limpeza conta com reforço na infraestrutura

A Comlurb realiza a limpeza das ruas antes, durante e após a passagem dos blocos, cobrindo as vias principais, ruas adjacentes e áreas de concentração. Os serviços incluem varrição mecanizada, lavagem, esvaziamento de papeleiras e contêineres e remoção de resíduos.

Para tornar a experiência mais agradável ao público, os garis utilizam pulverizadores costais com essência de eucalipto nas áreas de concentração. Neste Carnaval, a companhia conta com 20 mil litros de sabão e 5 mil litros de essência de eucalipto, o dobro do volume usado no ano passado.

Cada tipo de bloco – pequeno, médio e megabloco – possui um protocolo operacional específico. No caso dos megablocos, a equipe de limpeza pode chegar a 160 garis e 16 agentes de limpeza.

O serviço de limpeza seguirá até o último dia de folia, em 9 de março, com a passagem do Monobloco. Durante todo o período, serão mobilizados 7.500 garis e 73 agentes de limpeza, além de uma estrutura reforçada:

  • 10 mil contêineres de 240 litros
  • Mil contêineres de 1.200 litros
  • 62 caminhões compactadores
  • 16 caminhões satélites
  • 13 varredeiras de médio porte
  • 8 varredeiras de grande porte
  • 5 carrinhos elétricos

Limpeza no Sambódromo e postos médicos

Agenda dos Blocos de Rua do Rio de Janeiro em 2025

A lavagem das vias é feita com água de reuso, utilizando 52 veículos, entre pipas d’água, vans lava-jato e jateadeiras, além de 125 pulverizadores. A operação se estende à área externa do Sambódromo nos dias de ensaios técnicos, garantindo a manutenção da limpeza.

A Comlurb também é responsável pela higienização dos seis postos médicos instalados no Centro e no Sambódromo, destinados ao atendimento do público durante os ensaios e os desfiles dos megablocos. Cada unidade conta com dois garis dedicados.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Comlurb recolhe 31 toneladas de resíduos no segundo fim de semana oficial de blocos de rua

1 COMENTÁRIO

  1. Se temos, pelo exemplo acima, 31.000kg. de lixo para um publico, digamos, de 100000 pessoas, são 310 gramas de lixo por folião. Por baixo…Fora a mobilização de pelo menos 200 agentes da Comlurb limpando, retirando entulho a pé ou com maquinário, inclusive aromatizando a podreira que fica ao final da “festa”. Enquanto numa enchente ou outro desastre natural não aparece ninguém na hora, somente após muito decorrido. Exemplos não faltam. Efetivamente a conscientização ecológica não vai funcionar nunca aqui dada a educação dos foliões, incluindo-se ai os estrangeiros que falam muito grosso em seus territórios e soltam o lacre na nossa festa.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui