A terceira noite dos desfiles das grandes escolas de samba do Carnaval Carioca, nesta terça-feira (04/03) no Sambódromo, gerou 75 toneladas de resíduos, com 47,3 toneladas na área interna, sendo 7,8 toneladas de materiais potencialmente recicláveis. Na parte externa e no entorno, foram recolhidas 19,8 toneladas de lixo. A limpeza da Passarela do Samba é finalizada com a lavagem, que com essência de lavanda dá um toque especial no serviço.
Já os blocos de rua que saíram na terça-feira somaram 85,3 toneladas de resíduos, com destaque para o bloco Vagalume O Verde, que gerou 10 toneladas, o bloco Banda de Ipanema, com 6,4 toneladas, e o bloco Fervo da Lud, com 6,3 toneladas.
Os desfiles na Intendente Magalhães e na Avenida Chile e os bailes populares nos bairros geraram 98,4 toneladas de resíduos ao longo da terça-feira.
A Comlurb mobilizou cerca de 8.500 garis durante o Carnaval, trabalhando em todos os pontos de festa, como o Sambódromo, blocos de rua, Intendente Magalhães e bailes populares. A limpeza está sendo realizada com mais de 200 veículos motorizados e com a disponibilização de aproximadamente 12.500 contêineres de 240 litros e de grande capacidade, com 1.200 litros, para que os foliões possam descartar corretamente seus resíduos.
A megaoperação de limpeza da Comlurb acontece antes, durante e após os desfiles das escolas de samba e blocos, abrangendo as vias principais e ruas adjacentes, com serviços de varrição mecanizada, lavagem, esvaziamento de papeleiras e contêineres, além da remoção de resíduos. Para garantir a limpeza dos ambientes, a Companhia contou com 20 mil litros de sabão e 5 mil litros de essência de eucalipto, mais que o dobro da quantidade utilizada no ano passado. Esses produtos são aplicados após a limpeza hidráulica e nos pulverizadores, especialmente nas áreas de banheiros químicos, proporcionando um ambiente mais agradável para os foliões.
A Comlurb também realiza a limpeza dos dois postos médicos instalados nas áreas de desfile dos megablocos, no Centro, e dos quatro postos médicos do Sambódromo. Cada posto de saúde conta com dois garis dedicados à limpeza.