Visando levar mais segurança e qualidade de vida aos moradores da Cidade de Deus, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e de toda a sua redondeza, a Subprefeitura de Jacarepaguá firmou uma parceria público-privada com as empresas responsáveis pela gestão dos shoppings Uptown e ParkJacarepaguá para a construção de uma base avançada da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) na região do viaduto da Linha Amarela, próximo à Rua Edgar Werneck, na pista sentido Barra da Tijuca.
O intuito é instalar a gerência responsável pela coleta de lixo na Cidade de Deus naquele local, com a instalação de contêineres para o setor administrativo, salas de trabalho, além de refeitórios, vestiários, depósito para materiais e um local para estacionamento de até 6 caminhões da coleta de resíduos sólidos urbanos.
A base avançada funcionará constantemente com regras na movimentação do local e será mantida pela própria Comlurb. Para a subprefeita de Jacarepaguá, Talita Galhardo, a situação não poderia mais esperar e, mesmo com dificuldades em caixa do início da gestão, tudo começou a ser conversado e já está sendo colocado em prática.
”O papel da Prefeitura é identificar locais públicos em que precisamos agir de alguma forma. Ali fizemos dezenas de operações conjuntas e apesar da nossa constância no local, enxerguei que sem uma obra de utilidade pública e uma cara nova para o local não iria adiantar. Procurei a Comlurb e vi que seria ótimo para melhorar nossos serviços e construímos uma base deles ali. Foi aí que conversei com parceiros da área que também querem um ambiente melhor para todos e chegamos a essa solução. Tenho certeza de que a população irá gostar. Vamos transformar uma área degradada com a instalação de uma unidade de serviço essencial para a região”, comemora ela, que conta ainda que toda a área ganhará reforço na iluminação, com instalação de lâmpadas com tecnologia LED, tornando o local mais claro, para segurança de motoristas e moradores.
Vale reforçar que o projeto já foi desenvolvido e as obras já começaram. A área, de cerca de mil metros quadrados, foi dividida e as intervenções acontecerão em duas etapas. Na primeira fase, que deve estar concluída até o fim de março, serão instalados 6 contêineres para o setor administrativo, ocupando uma área de 760m² no primeiro vão do viaduto da Linha Amarela.
A fase de terraplanagem foi concluída e, atualmente, está sendo feito o muro de contenção no talude do canal, para evitar que o peso dos contêineres provoque um afundamento no espaço aterrado. Depois da área cercada com muros e grades, será feita a concretagem para instalação das bases dos contêineres e o aterro com brita na área de circulação entre as estruturas metálicas que abrigarão a gerência da Comlurb.
Já na segunda fase, que deve ter início em abril, será feito o mesmo tratamento no segundo vão do viaduto, sentido Avenida Ayrton Senna, para o estacionamento dos caminhões. ”O olhar atento do gestor público e a busca por parcerias com a iniciativa privada são fundamentais para melhorar a cidade. Pequenos detalhes que podem resultar em grandes mudanças urbanas”, conclui Talita.
Aquele local já sofre com congestionamentos diários, agora com a movimentação de caminhões da Comlurb, o trânsito vai ficar um inferno
Karioka, vamos deixar instalarem primeiro. Vamos deixar os caras trabalharem e aí, SE der problema, reclamamos e cobramos da prefeitura.
Ponto1 – Outros lugares receberam o mesmo posto avançado e o trânsito ñ complicou por conta disso (vide viaduto da Suburbana, viaduto da Maracanã, viaduto do Joá);
Ponto2 – O trânsito ali é ruim pelo alto fluxo de carros vindo da CDD e da Gabinal em horário comercial. Se os caminhões forem usar o espaço a noite, provavelmente não impactará a região;
Ponto3 – Ñ sou morador do local, mas acredito que seja infinitamente melhor ter aquele enoooorme espaço sendo utilizado de forma inteligente e em prol da população do que como uma grande “cracolândia”, ponto de “desova” de cadáveres e lugar de prática de assaltos a motoristas como é nos dias atuais.