Como analisar o Facebook Insigths e o Twitter Analytics?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Café executivo Logo

Recentemente dei um curso sobre marketing digital para uma turma de arquitetos de São Paulo e nesta oportunidade conversamos sobre a importância de saber como e por que monitorar os perfis das nossas mídias sociais.

Isso fica muito claro quando conversamos com profissionais da área de Marketing, mas quando o público é outro, é necessário ter uma explicação clara e objetiva para não gerar dúvidas.

Afinal de contas, tão importante quanto publicar conteúdo que esteja alinhado aos interesses do seu público, é monitorar os resultados. Isso será importante para avaliar quais conteúdos e estratégias teve mais aderência durante o mês.

Advertisement

Existem várias opções de monitoramento mais robustas que requerem um investimento razoável, mas como o foco deste artigo é compartilhar dicas para profissionais que não estejam familiarizados com essas análises ou que não tenham uma demanda tão grande, e que ainda assim entendem a importância de monitorar suas ações nas mídias sociais, falarei sobre como interpretar o Facebook Insigths e o Twitter Analytics.

Tenha em mente que você tem a capacidade de controlar quase qualquer tipo de dados que se possa imaginar, mas isso não significa que tudo é necessário e relevante para você.

Analisar dados para determinar o que é mais importante para você aprender sobre a sua comunidade pode ser útil para alcançar seus objetivos e crescer o seu negócio.

Facebook Insights

Todo administrador de uma página no Facebook tem acesso ao Insights. Você pode encontrá-lo clicando na guia “Estatísticas” na barra de menu no topo da página. Isto lhe dará “insight” em suas mensagens, seus fãs e seu alcance.

Há muitas coisas que você pode analisar no Insights: alcance semanal, bem como cada post foi feito, qual a publicação recebeu mais visualizações, dentre outras informações úteis.

Picture6

Agora vamos focar nas seis maneiras de segmentar as informações:

Visão geral – Isso mostra o que a sua página está fazendo, quantos novos Likes ela recebeu, como cada post foi recebido, o número de pessoas envolvidas nele, as interações e quantas pessoas compartilharam o conteúdo.

Likes – Esta opção mostra quantas novos Likes a fã page recebeu e quantas pessoas deixaram de gostar também. Se você está fazendo uma campanha no Facebook, este é o lugar onde você vai ver quantos Likes orgânicos x Likes pagos você recebeu durante a ação.

Alcance – Estes dados informam quantas pessoas viram cada parte do conteúdo que você postou, se alguém gostou ou se compartilhou.

Visitas – Você verá o número de vezes que as diferentes abas em sua página foram vistos e as pessoas que vieram para a sua página de um site fora do Facebook.

Posts – Esta pode ser a peça mais importante para analisarmos. Na opção Posts você verá quais os dias e horários seus fãs estão online, o alcance pago e orgânico de seus posts, bem como interações com eles, ou seja, comentários ou Likes.

Pessoas – Nessa opção você consegue observar a segmentação do perfil das pessoas que curtiram a sua página. Dados como o sexo delas, idade e locais ficam disponíveis lá.

Tendo dados demográficos da sua comunidade pode ajudá-lo a adaptar o seu conteúdo para eles.

Picture5

Audiência Facebook Insights

Você pode segmentar ainda mais as informações sobre todas as pessoas que deram Likes na sua página.

Para isso, existem cinco dados para considerarmos:

  1. Demografia;
  2. Likes;
  3. Localização;
  4. Acessos (são seus visitantes vindos de móvel, desktop, etc);
  5. Atividade.

Uma vez que você se acostume a olhar e analisar esses dados, ele te ajudará a mostrar que tipo de conteúdo seu público está procurando e assim você saberá o que postar.

Esta informação também lhe dará uma ideia melhor do que você pode investir em anúncios, mensagens que talvez valesse a pena “impulsionar”.

Quais ideias você achou ser mais útil?

Twitter Analytics

O Twitter possui uma plataforma de análise própria disponível para todos os seus usuários.

Picture1

No Twitter Analytics você terá dados fornecidos com uma avaliação de 28 dias sobre cada tweet publicado, as menções recebidas, quantos cliques os links receberão e as publicações que receberam “favoritos”.

Picture4 1

Assim como Facebook Insights, o Twitter oferece uma variedade de métricas mensuráveis.

As opções que eu encontrei mais úteis são:

Tweet Atividade Se você clicar em qualquer tweet do perfil, ficará visível todo o engajamento nessa publicação, incluindo cliques em URLs, caso tenha, quantas pessoas clicaram em seu nome de usuário em resposta a ler esse tweet específico e clicks em imagens, se houver no post.

Picture2

Isto é ainda dividido em três seções:

Impressões – Aqui você pode escolher um intervalo de datas para ver quantas impressões seus tweets receberam. Ele é dividido por impressões orgânicas e pago (Promoted Tweets, anúncios, etc. Infelizmente no Brasil essa opção está liberada apenas para grandes empresas).

Engajamento – Não há filtros aqui, mas é possível visualizar uma grande variedade de informações, incluindo: Impressões, retweets, respostas e favoritos. O que eu achei interessante é quantas vezes eu tive um tweet retweeted, sem que a pessoa realmente abrisse o link incluído no tweet.

Seguidores – Este é um dos meus itens favoritos no analytics do Twitter. Além de poder analisar os dados demográficos dos seguidores, estado civil e localização, é possível segmentar ainda mais a informação através da guia Estilo de vida.

Picture3

As informações mostram os 10 principais interesses dos seus seguidores. Ao identificar esses perfis, você é capaz de participar de conversas sobre coisas que lhes interessam, publicar conteúdos que você tem em comum com o seu público para melhorar o engajamento do seu perfil e obter uma melhor compreensão do conteúdo que seus seguidores estariam mais interessados em receber de você.

Você não verificou o seu Twitter Analytics ainda?

Eu adoraria saber quais opções tem sido mais valiosas para você e o seu negócio.

Deixe um comentário aqui na coluna ou se preferir, me mande um Tweet (@PriscilaStuani), vou adorar falar com você!

Priscila Stuani

Priscila Stuani 150

Formada em Marketing pela Universidade Anhembi Morumbi, co-fundadora do Negócios em Detalhe, coordenadora de Educação em São Paulo do O Mellhor do Marketing, Presidente do Projeto Implantando Marketing. Atuei mais de 7 anos de experiência em marketing no mercado de serviços B2B, formatação de franquias e novos negócios. Atualmente, além de blogueira, meu objetivo profissional é auxiliar empreendedores e profissionais se tornarem mais produtivos, além de criar e difundir a sua marca no ambiente digital.

Twiter: https://twitter.com/priscilastuani

Linkedin: https://br.linkedin.com/in/priscilastuani

 

 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Como analisar o Facebook Insigths e o Twitter Analytics?
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui