O acompanhamento do cenário para as eleições de 2008 em nossa cidade é um pouco complicado de ser acompanhado pela imprensa, apesar do ano já ter começado de verdade, ou seja, após o carnaval quando a imprensa passa a falar mais de política, ainda assim são poucas as informações sobre o que está acontecendo. Assim tenho de me basear no site dos pré-candidatos e partidos.

Então vamos lá, pegando as principais candidaturas:

Solange Amaral (DEM)

A candidatura da deputada federal é até hoje uma das mais certas de ocorrer. O apoio do PMDB, incluindo já com o nome do provável vice, Leonardo Picciani presidente da CCJ da Câmara Federal, já se consolidou.

De acordo com a coluna Panorama Político de O Globo, sua campanha já tem coordenador político Jorge Picciani (PMDB), presidente estadual do PMDB e presidente da ALERJ, e Rodrigo Maia (DEM), presidente nacional do Democratas. O programa de governo com o secretário de assistência social do município do Rio de Janeiro, Marcelo Garcia (DEM) e com o deputado estadual Carlos Alberto Muniz (PMDB).

Candidatura de Eduardo Paes (PDMB) subiu no telhado Eduardo Paes e Marcelo Itagiba (PMDB)

A candidatura de Eduardo Paes dificilmente, conta praticamente apenas com o apoio do governador Sergio Cabral. Isso se deve muito ao fato de que não é um nome muito confiável politicamente, saiu do grupo de Cesar Maia alegando uma falta de espaço, foi para o PSDB onde se tornou secretário geral nacional, de onde também saiu dizendo que faltava espaço, e agora está no PMDB de onde pode sair, por falta de espaço.

Marcelo Itagiba vem tendo uma candidatura abaixo dos radares, tentando apoio para a convenção do PMDB, mas não acredito que saia candidato sem o apoio de um dos grandes do partido.

Marcelo Crivella (PRB)

Outra candidatura certa, Crivella conta com o apoio da Igreja Universal, já que é bispo da igreja, e isso significa apoio da Rede Record mas, em contrapartida, uma forte oposição da Rede Globo. Conta com o apoio do PT do B, partido pequeno. Sua pré-campanha já começou, o “Cimento Social” que vem sendo feito no Morro da Providência é nome de um dos projetos de Crivella.

Brizolla Neto, Wagner Montes, Miro Teixeira e Paulo Ramos (PDT)

Apesar da liderança nas pesquisas do apresentador de Tv Wagner Montes, há grandes chances do PDT escolher um dos outros três candidatos, liderando a aposta o deputado estadual Paulo Ramos. O candidato só sairá mesmo na convenção partidária, antes disso é especulação.

Alfredo Sikis do PV vê suas chances de candidatura indo embora Alfredo Sirkis e Fernando Gabeira (PV)

Alfredo Sirkis achava sua candidatura como certa dentro do partido, mas isso vem cada dia que passa mostrando que não é verdade. Ano passado já passou a circular que o PV faria um acordo apoiando a candidatura de Chico Alencar (PSol). Sirkis chegou a fazer uma carta mal educada, contra Alencar, dizendo que isso seria apenas um boato. Mas parece que não é um boato e que corre o risco de sua candidatura não vingar.

Outro fato novo é um movimento pedindo a candidatura de Gabeira nestas eleições, o que deve estar deixando Sirkis mais mal humorado do que de costume.

Chico Alencar (PSol)

Mais uma candidatura muito provável, o deputado federal pelo PSol deve vir de qualquer forma. Um partido como o dele se importa mais em aparecer, no bom sentido, do que em ganhar. Não acredito que fará alianças para ficar na posição de vice, e olhe que muitos partidos estão procurando o PSol para fazer chapa.

Otávio Leite pode ser o candidato do PSDB Andréa Gouvêa Vieira, Otávio Leite, Luiz Paulo Correa da Rocha (PSDB)

Nada certo até agora, foi feita uma reunião recentemente entre os três pré-candidatos para encontrar um consenso, mas nada aconteceu. Agora, pelo estatuto do PSDB, ficará a cargo da Executiva Nacional do partido. Ou seja, as chances de Andréa Gouvêa que já eram poucas, caiu a zero. Ficando entre os nomes de Otávio Leite e Luiz Paulo, com mais chances para Otávio que já foi ex-vice prefeito. Mas quem sabe pode acontecer uma composição com outro partido…

Denise Frossard (PPS)

De acordo com o partido eles ainda não desistiram da candidatura da ex-juíza, e estão buscando aliança com o PDT, PSol, PSDB, PV e PHS. Ou seja, o que vier é lucro…

Alessandro Molon, Edson Santos, Benedita, Wladimir Palmeira (PT)

A inscrição para as pré-candidaturas do partido vai até o dia 19 de fevereiro. Mas devem ser apenas estes quatro os com chance de serem indicados pelo partido na convenção. Boatos dizem que Edson Santos deve ser o candidato, mas o nome de Molon e Benedita não podem ser descartados, apesar da Benedita desde que perdeu para governador em 2002 tem ido politicamente ladeira a baixo.

Jandira Feghalli pode ter de apoiar outro candidato Jandira Feghali (PCdoB)

É quase certa, mas como mostra ruim de chegada e teve sua chance ao Senado em 2006 e a Prefeitura do Rio em 2004, e fez ano passado uma aliança com PDT e PRB, pode ser que prefira apoiar alguém com mais chance.

Ou seja

Candidato hoje tem, Solange Amaral (DEM), Chico Alencar (PSol) e Marcelo Crivella (PRB). De todos os outros só mesmo até abril saberemos, mas parece que vai ser uma eleição com muitos candidatos.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui