Como será o Rio de Janeiro em 100 anos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Rio de Janeiro City VisionO Cityvision, site especializado em arquitetura, fez um concurso para saber como seriam algumas cidades do mundo 100 anos no futuro, ou seja, em 2113. As cidades escolhidas para deixar livre a imaginação de arquitetos do mundo todo foram Nova Iorque, Roma, Veneza e, claro, o Rio de Janeiro.

Veja as 11 escolhidas de como seria o Rio de Janeiro em 2113:

Céu de Janeiro

Criada pelo chinês Donghua Chen, e ficando em 1º ligar, mostra um Rio de Janeiro cuja elite se muda para as nuvens após ser tomada pelo mar. O Rio de Janeiro muda então de nome para Céu de Janeiro. Aqui você pode ler a história completa, é bem interessante.

Advertisement

5

Céu de Janeiro 2

Keep It Rio!

Feita por Alessandro Nardacci, Alessandro Oltremarini e Frederico Marchi o Keep It Rio ganhou o FARM prize. Keep It Rio mostra que ricos, após ficarem entediados com as praias, mudam-se para as favelas e vão aos poucos a transformado. Os pobres passam a morar nas ruínas então de onde viviam a classe alta.

O conceito completo pode ser lido aqui.

Keep It Rio! 2

Keep It Rio!

Menções Honrosas

Criação de Gwyl Jahn e Tom Morgan The City Beyond The City e que mereceu uma das menções honrosas. Leia o conceito (juro que não consegui entender)

The City Beyond The City 2

The City Beyond The City

De Sam George Welham, Rui Liu e Chun Fatt Lee DOT.SCAPED CENTRO é outra das criações impossíveis de ser entendidas por um leigo como eu. Quem quiser tentar entender é só ir aqui.

DOT.SCAPED CENTRO 2DOT.SCAPED CENTRO

Em Tensile City os arquitetos voltam a apostar na polarização entre favelas e asfalto. Leia mais aqui.

Tensile City  2Tensile City

Em Mántica os artistas levam a favelização e a polarização às últimas consequências. Na imaginação deles o Cristo Redentor se transforma no símbolo de uma antiga cidade, um totem, um altar de sacrifício. Veja mais

Mántica 2

Mántica

Você pode ver as outras menções honrosas no link

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Como será o Rio de Janeiro em 100 anos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui