Nesta sexta-feira (31/12), último dia do ano, haverá diversas restrições para chegar e sair de Copacabana, devido à queima de fogos do Réveillon, que será realizada na praia. Dez balsas com 14 toneladas de fogos garantirão o show pirotécnico. Haverá ainda três balsas na Praia do Flamengo, além de queima de fogos na Barra da Tijuca, Recreio, Sepetiba, Piscinão de Ramos, Penha, Ilha do Governador, Madureira e Bangu.
Em Copacabana, às 19h haverá bloqueio de veículos automotores (exceto automóveis de uso pessoal ou táxis com passageiros com comprovante de trabalho, residência ou hospedagem); às 20h começa o bloqueio de transporte público (ônibus e metrô); e às 22h o bloqueio será total.
A Secretaria de Ordem Pública montou esquema operacional com 3.048 agentes (entre guardas municipais e agentes de órgãos vinculados à secretaria) para o Réveillon. A operação teve início no dia 29 de dezembro com ações preventivas de ordenamento na orla para coibir desordens, como o comércio ambulante irregular, o depósito de mercadorias na areia e o estacionamento em local proibido.
A Guarda Municipal vai atuar com efetivo de 2.238 agentes. Serão montadas duas bases avançadas operacionais na Avenida Atlântica, na altura do Cantão do Leme, e na Rua Barão de Ipanema, para dar apoio ao efetivo. A operação também vai contar com apoio de 71 viaturas, entre carros e motos, sendo sete do programa Rio+Seguro; e cinco tendas operacionais que estarão posicionadas em pontos estratégicos na areia da Praia de Copacabana.
Os quiosques estão autorizados a funcionarem no Réveillon pela cidade. No entanto, não está permitido o fechamento do espaço público por meio de cercados. A Seop atuará na fiscalização.
A Secretaria de Saúde contará com uma estrutura com três postos médicos equipados e preparados para o atendimento a casos de urgência e emergência. Durante a tarde do dia 31, as unidades funcionarão como pontos de vacinação (de meio-dia às 17h) contra a Covid-19 e à noite para a assistência aos pacientes que apresentarem situações de urgência (17h30 às 4h). Os postos estarão localizados na Avenida Atlântica, na altura das ruas Princesa Isabel e República do Peru e da Praça do Lido.
A Comlurb preparou uma megaoperação de limpeza para o Réveillon. Serão aproximadamente cinco mil garis distribuídos nos dez pontos de festejo, que vão trabalhar com o apoio de 181 caminhões, entre compactadores e basculantes, 18 pipas d ?água para lavagem das vias com água de reuso e mais 31 equipamentos, como pás mecânicas, minipás e tratores de praia.
CET-Rio
A CET-Rio montou esquema especial de tráfego para toda a região de Copacabana e adjacências. O órgão atuará com 130 homens, 23 motocicletas e 20 viaturas operacionais, que trabalharão para manter a fluidez do trânsito, coibir o estacionamento irregular, ordenar os cruzamentos, orientar pedestres e efetuar os bloqueios necessários. O COR fará o monitoramento de toda a região impactada pelo evento.
Principais interdições / alterações no trânsito:
Desde as 7h:
- Bloqueio da pista da Av. Atlântica junto à orla para implantação da área de lazer, como ocorre aos domingos e feriados, incluindo, ainda, a pista da orla no trecho do Leme;
- Inversão da mão de direção na Av. Atlântica na pista junto às edificações, também como ocorre aos domingos e feriados.
A partir das 15h:
- Interdição total da Av. Atlântica, incluindo a pista junto às edificações.
A partir das 19h:
- Bloqueio dos acessos para veículos automotores a Copacabana: Ipanema, Lagoa (Corte de Cantagalo), Túnel Velho e Enseada de Botafogo.
- Exceto automóveis particulares, ou taxis, com passageiros com comprovante de trabalho, residência, ou hospedagem.
A partir das 20h:
- Bloqueio de transporte público – ônibus e metrô
A partir das 22h:
- Bloqueio total de acesso
- Fechamento total dos acessos a Copacabana para todos os tipos de veículos automotores, inclusive moradores, trabalhadores e hóspedes.