Complexo Esportivo do Maracanã pode ser renomeado em homenagem a Zagallo

Projeto de lei que será debatido em breve na Alerj visa mudar o nome do local para Complexo Esportivo Mario Jorge Lobo Zagallo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Zagallo com a camisa da seleção brasileira - Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O deputado estadual Jorge Felippe Neto elaborou um projeto de lei que visa renomear o Complexo Esportivo do Maracanã para Complexo Esportivo Mario Jorge Lobo Zagallo, em homenagem ao icônico ex-jogador e ex-treinador, que tem passagens de sucesso pelos 4 grandes clubes do Rio de Janeiro e é um dos maiores nomes da história da seleção brasileira.

Caso seja aprovada, a medida, número 4649/2021, abrangerá o ginásio poliesportivo Maracanãzinho, o Parque Aquático Júlio Delamare e o Estádio de Atletismo Célio de Barros, ou seja, não incluindo o estádio de futebol Mario Filho, que, por sua vez, também foi alvo recentemente de um projeto de lei que queria mudar seu nome para ”Edson Arantes do Nascimento – Rei Pelé”. No entanto, isso não foi acatado.

Agora, a medida será debatida pela Assembleia Legislativa do RJ (Alerj), em data ainda a ser divulgada. Caso ela seja aprovada pelos parlamentares, irá para sanção ou veto do governador Cláudio Castro (PL).

Máquina de títulos

Nascido em Atalaia, em Alagoas, em 9 de agosto de 1931, Zagallo, atualmente com 90 anos, é muito ligado ao futebol carioca.

Advertisement

Como jogador, o ”Velho Lobo”, conquistou 3 vezes o Campeonato Carioca (1953, 1954 e 1955) pelo Flamengo e duas pelo Botafogo (1961 e 1962), clube pelo qual também foi campeão do Torneio Rio-São Paulo em duas oportunidades (1962 e 1964).

Já como treinador, faturou o Estadual 5 vezes, sendo uma pelo Fluminense (1971), duas pelo Fla (1972 e 2001) e duas pelo Bota (1967 e 1968). Pelo Glorioso, também foi campeão brasileiro, no mesmo ano de sua segunda conquista do Carioca.

Além disso, pela Seleção, marcou seu nome na história ao conquistar a Copa do Mundo em 4 oportunidades, sendo duas como atleta (1958 e 1962), uma como técnico (1970) e uma como coordenador (1994).

À beira da área técnica no escrete canarinho também foi campeão da Copa América e da Copa das Confederações, ambas em 1997.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Complexo Esportivo do Maracanã pode ser renomeado em homenagem a Zagallo
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui