Complexo Lagoon é interditado pelo Corpo de Bombeiros

Os Bombeiros informaram que a interdição diz respeito à realização de eventos temporários de reunião de público porque esse tipo de atividade exige documentação complementar à atividade comercial, que não foi apresentada

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Espaço Lagoon (Foto: Divulgação RioTur)

O 1º Grupamento de Bombeiro Militar determinou a interdição do Complexo Lagoon, na Lagoa Rodrigo de Freitas, na Zona Sul do Rio. A corporação alegou que o espaço por “reunir elementos que caracterizam perigo sério e iminente de causar danos por não possuir os documentos de regulamentação junto ao Corpo de Bombeiros”. A decisão abrange Vardas e o Terraço Lagoon, além de um Meeting Point para um camarote na Sapucaí. A corporação informou ainda que o evento Varandas Gourmet sofreu a terceira interdição desde dezembro de 2021.

O secretário de Estado de Defesa Civil, coronel Leandro Monteiro,disse que o local não tem a documentação necessária. “É uma estrutura enorme montada por lá que não pode ser liberada sem toda a documentação. São vidas que têm que ser preservadas”, afirmou.

Segundo Monteiro, caso o espaço entregue a documentação, os eventos serão liberados em caráter de urgência. “Foram dois anos de pandemia. Entendemos que o estado precisa gerar empregos e movimentar a economia, mas preservar vidas é o mais importante”, disse.

Em nota, o Corpo de Bombeiros informou que a interdição diz respeito à realização de eventos temporários de reunião de público porque esse tipo de atividade exige documentação complementar à atividade comercial, que não foi apresentada.

Advertisement

“Baseada no que determina a legislação, a corporação entende que pode haver risco potencial à vida quando não há comprovação de que todas as medidas de segurança contra incêndio e pânico foram cumpridas. Assim sendo, o CBMERJ, ao tomar conhecimento da iminência da realização do evento sem a devida documentação, realizou fiscalização no local e emitiu o auto de interdição”.

Em fevereiro, o governo do Estado do Rio de Janeiro garantiu que uma nova licitação para a administração do espaço seria lançada ainda em abril. Em nota, a Casa Civil explicou que, como a empresa permissionária não desocupou o espaço no prazo de noventa dias após o dia 7 de janeiro estipulado pela Justiça, isso não foi possível.

“O prazo de 90 dias que a Justiça deu para que o permissionário do Lagoon desocupasse o imóvel já venceu. Agora, a Procuradoria Geral do Estado entrou com um mandado de imissão de posse para a retomada definitiva do imóvel pelo Estado. Esse novo pedido da PGE foi feito há cerca de dez dias.

A Secretaria de Estado da Casa Civil informa que dará prosseguimento à nova concessão do espaço, assim que a retomada do local for realizada”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Complexo Lagoon é interditado pelo Corpo de Bombeiros
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui