Categorias: Educação

Comunidade do Vidigal promove espaço coworking de tecnologia e inovação

Compartilhar

Cada vez mais, as comunidades cariocas abrem suas portas para o conhecimento, a tecnologia e a educação. Entre os projetos que democratizam o acesso à informação e ao desenvolvimento profissional, destaca-se o Brota Vidigal, um espaço coworking dedicado à tecnologia e inovação. Mais do que um ambiente de trabalho, a ação é considerado um símbolo de transformação social em desenvolvimento na favela carioca.

O projeto, reconhecido como o primeiro e único em sua categoria em uma favela na cidade, visa impulsionar o desenvolvimento local e facilitar a conexão de jovens talentos da comunidade com oportunidades e capacitações para o futuro. Para alcançar esse objetivo, o espaço oferece diversos recursos, incluindo aulas gratuitas de inglês, uma sala de áudio para a gravação de podcasts, uma biblioteca e espaço dedicado à moda e arte.

Em entrevista para a página “O que fazer no Rio”, o artista participante do programa e representante do estúdio, Zezeu Xavier, destaca a importância do ambiente e enfatiza a conscientização como prioridade principal.

(function(w,q){w[q]=w[q]||[];w[q].push(["_mgc.load"])})(window,"_mgq");

“Eu não gostaria que um filho meu, uma irmã ou prima ouvissem músicas que só falam de coisas negativas. Por isso, quando artistas vêm aqui, procuramos conscientizá-los. Promovemos o empoderamento das mulheres negras e das comunidades”, expõe o artista.

Espaço totalmente gratuito para toda a comunidade do Vidigal. Reprodução: Divulgação.

O local possui uma infraestrutura completa para trabalho, com mesas, cadeiras, internet wi-fi de alta velocidade, salas de reunião e áreas de descanso para discussão de projetos, ideias e decisões importantes. Nas redes sociais, o espaço é reconhecido como um ambiente vibrante de estudo, criação e colaboração.

A iniciativa molda um ecossistema para empreendedores, artistas e estudantes que desejam desenvolver suas ideias sem a preocupação inicial com o dinheiro, muitas vezes uma barreira significativa. Localizado no coração do Vidigal, o Brota é onde mentes criativas se reúnem para transformar rascunhos em realidade.

Atriz Lorena Maria visitando o Brota Vidigal. Reprodução: Divulgação.

Aberto de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h, as atividades são mantidas com recursos próprios da favela e através de colaborações de estrangeiros que utilizam o local para trabalhar durante suas estadias. As aulas de inglês são gratuitas para os moradores da comunidade, incluindo crianças, e os voluntários recebem hospedagem dos hostels locais em parceria com local.

O potencial de expansão do Brota Vidigal é evidente e a busca por investidores e apoiadores interessados em contribuir com o projeto é uma realidade. Embora já tenha conquistado progressos notáveis, o espaço ainda necessita de suporte adicional para continuar seu trabalho de beneficiar crianças, adolescentes e adultos da comunidade, garantindo que o acesso ao espaço seja um direito de todos, independentemente de sua origem na favela.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Gabriella Lourenço

Carioca da gema, entusiasta por contar histórias e eterna aprendiz. Apaixonada pelo Rio de Janeiro e por suas nuances, desde as belezas das praias da Zona Sul até a força vibrante do subúrbio.