Concessionárias terão que informar irregularidades de carros usados no para-brisa

Projeto de Atila Nunes garante que consumidor seja informado sobre débitos de tributos, multas e qualquer pendência que limitem a circulação do veículo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto de formulário PxHere

Concessionárias e revendedoras de veículos usados do município do Rio de Janeiro serão obrigadas a informar no para-brisa dianteiro pendências como multas, valor de tributos devidos, alienação fiduciária e quaisquer outras informações que limitem ou impeçam a circulação.  Aprovado pela Câmara Municipal do Rio nesta quarta-feira ( 19/05 ) em segunda e última discussão,  por 30 votos a favor e 2 contra, o Projeto de Lei segue agora para sanção do prefeito Eduardo Paes.

A proposta, de autoria do vereador Átila Nunes (DEM), estabelece que nos casos de veículos que não possuem para-brisa, as informações deverão ser afixadas no próprio automóvel, em local visível e de fácil acesso. A medida cumpre determinação da Lei Federal nº 13.111, de 25 de março de 2015, . 

Os estabelecimentos que descumprirem a Lei poderão ter o alvará de funcionamento suspenso e terão que pagar multar no valor de R$ 1.000,00 (mil reais) por infração; o valor será dobrado em caso de reincidência. Encontrar multas e pendências vinculadas ao automóvel (seja de impostos ou licenciamento) atrasadas é uma das reclamações mais comuns que chegam aos órgãos de defesa do consumidor.  

Não é um bom negócio para quem compra ter um carro usado com esse tipo de problema, pois o novo proprietário pode ter que arcar com o prejuízo causado pelo dono anterior do  veículo.  Essa medida  tem o objetivo de facilitar a vida do consumidor, garantindo que quem compra  carro usado no Rio de Janeiro seja informado sobre tributos incidentes sobre a venda do veículo e taxas anuais, além de situação sobre furtos, multas e débitos. Além do test drive,  antes de fechar a compra de um carro semi-novo ou usado, é importante ficar atento a esses  pontos para evitar prejuízos e problemas  no momento em que estiver circulando com o veículo na cidade-  alerta  Átila Nunes.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Concessionárias terão que informar irregularidades de carros usados no para-brisa
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui