Concorde em voo de demonstração em 1971 – BAE

Foi no começo de setembro de 1971 que o Rio de Janeiro viu pela 1ª vez passar por seus céus o famoso avião francês Concorde , é o que lembra o portal especializado em aviação Aeroin. Foi durante o tour comercial global para mostrar o avião para as companhias aéreas, como a Varig.

O avião partiu de Paris dia 4 de setembro de 1971 para sua 1ª travessia do Atlântico, tendo entre os destinos o Rio de Janeiro. O New York Times dizia: O avião supersônico francês-britânico Concorde pousou aqui hoje, completando sua primeira viagem transatlântica. Ele voou de Caiena, Guiana Francesa, a 2.100 quilômetros por hora, o dobro da velocidade do som”.

“O jato deixou a França na semana passada e parou nas ilhas de Cabo Verde e em Caiena. Autoridades disseram que ele não estava equipado com tanques de reserva de combustível, o que possibilitaria um voo sem escalas”.

“O avião será demonstrado a funcionários de quatro companhias aéreas sul-americanas – Varig do Brasil, Aerolineas Argentinas, Avianca da Colômbia e Viasa da Venezuela. Deve voar até São Paulo, principal polo industrial da América Latina, para uma feira industrial francesa que abre quinta-feira, e depois segue para a Argentina”.

Carlos Ferreira do Aeroin, lembra que o Concorde funcionou até 2003 com voos entre Nova York e Paris (Air France) e Nova York e Londres. E, atualmente, o avião pode ser visto no Museu do Ar e Espaço, no aeroporto de Le Bourget, em Paris (França), no Museu do Voo, em Seattle (EUA), no aeroporto de Heathrow, em Londres e também no museu em Bridgetown (Barbados).

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui