Concorde passa pelo Rio pela 1ª há 50 anos

Foi no começo de setembro de 1971 que o Rio de Janeiro viu pela 1ª vez passar por seus céus o famoso avião francês Concorde

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Concorde em voo de demonstração em 1971 – BAE

Foi no começo de setembro de 1971 que o Rio de Janeiro viu pela 1ª vez passar por seus céus o famoso avião francês Concorde , é o que lembra o portal especializado em aviação Aeroin. Foi durante o tour comercial global para mostrar o avião para as companhias aéreas, como a Varig.

O avião partiu de Paris dia 4 de setembro de 1971 para sua 1ª  travessia do Atlântico, tendo entre os destinos o Rio de Janeiro. O New York Times dizia: O avião supersônico francês-britânico Concorde pousou aqui hoje, completando sua primeira viagem transatlântica. Ele voou de Caiena, Guiana Francesa, a 2.100 quilômetros por hora, o dobro da velocidade do som”.

“O jato deixou a França na semana passada e parou nas ilhas de Cabo Verde e em Caiena. Autoridades disseram que ele não estava equipado com tanques de reserva de combustível, o que possibilitaria um voo sem escalas”.

“O avião será demonstrado a funcionários de quatro companhias aéreas sul-americanas – Varig do Brasil, Aerolineas Argentinas, Avianca da Colômbia e Viasa da Venezuela. Deve voar até São Paulo, principal polo industrial da América Latina, para uma feira industrial francesa que abre quinta-feira, e depois segue para a Argentina”.

Advertisement

Carlos Ferreira do Aeroin, lembra que o Concorde funcionou até 2003 com voos entre Nova York e Paris (Air France) e Nova York e Londres. E, atualmente, o avião pode ser visto no Museu do Ar e Espaço, no aeroporto de Le Bourget, em Paris (França), no Museu do Voo, em Seattle (EUA), no aeroporto de Heathrow, em Londres e também no museu em Bridgetown (Barbados).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Concorde passa pelo Rio pela 1ª há 50 anos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui