O concurso ‘Comida Di Buteco’, um dos maiores e mais queridos eventos gastronômicos do Brasil (não é exagero dizer), está oficialmente registrado no Calendário Oficial do Estado do Rio de Janeiro. A Lei 10.712/25, de autoria da deputada Verônica Lima (PT), foi sancionada pelo governador Cláudio Castro e publicada no Diário Oficial do Executivo nesta sexta-feira (28/03).
“O evento valoriza a cozinha raiz e os bares de nosso estado, que tem uma grande vocação botequeira. O concurso já é consolidado e conhecido dos clientes do Rio e de todo o Brasil”, afirmou Verônica.
Idealizado por um grupo de amigos que trabalhavam em uma rádio de Belo Horizonte, o concurso completa 25 anos em 2025. O evento, que começou em Minas Gerais, foi expandido para diversas cidades brasileiras.
A primeira edição no Rio de Janeiro ocorreu em 2008. No ano passado, 143 bares fluminenses participaram, divididos em três circuitos: Cidade do Rio, Niterói e Baixada Fluminense.
Em comemoração à data especial, o ‘Comida di Buteco’ 2025 divulgou, nesta terça-feira (25/03), os 133 bares participantes do estado do Rio. Esta é a 18ª edição do concurso, que já conquistou o coração dos brasileiros.
Mas por que buteco?
O concurso foi criado em 2000 com o objetivo de resgatar os butecos autênticos — aqueles com alma e que conquistam o público. O “buteco” (com ‘u’) é como carinhosamente os mineiros chamam seus bares. Para o evento, ele representa, acima de tudo, simplicidade e autenticidade.
“É sinônimo de comida boa, ambiente democrático e descontração. Pode o tempo passar, e isso não muda. O Comida di Buteco luta para que os butecos brasileiros possam persistir, crescer, se destacar, mas sem perder sua identidade, seu sentido, sua essência”, afirma a equipe do concurso.