A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em primeira discussão, nesta quinta-feira (13/02), o Projeto de Lei 1.734/23, de autoria da deputada Verônica Lima (PT), que propõe a inclusão do Concurso Comida di Buteco no Calendário Oficial do Estado do Rio de Janeiro. O evento, que acontece anualmente durante 30 dias, sempre a partir da segunda semana de abril, agora aguarda segunda votação na Casa para ser oficializado.
História e expansão do concurso
Criado há 25 anos, em 1999, por um grupo de amigos que trabalhavam em uma rádio de Belo Horizonte, o Comida di Buteco começou como uma iniciativa regional e logo se expandiu para diversas cidades do Brasil. No Rio de Janeiro, o concurso chegou em 2008 e, no último ano, contou com a participação de 143 bares fluminenses, distribuídos em três circuitos principais: Cidade do Rio, Niterói e Baixada Fluminense.
Valorização da gastronomia popular
Para a deputada Verônica Lima, o evento já se consolidou como parte da cultura gastronômica do estado, destacando-se por valorizar a cozinha raiz e o papel dos bares na tradição carioca.
“O evento valoriza a cozinha raiz e os bares do nosso estado, que tem uma grande vocação botequeira. O concurso já é consolidado e conhecido dos clientes do Rio e de todo o Brasil”, afirmou a parlamentar.
Caso o projeto seja aprovado em segunda discussão, o Comida di Buteco passará a integrar oficialmente o calendário cultural e turístico do Estado do Rio de Janeiro.