Concurso ‘Comida di Buteco’ pode entrar oficialmente no calendário do Estado do Rio

Alerj aprova projeto em primeira discussão; texto ainda precisa passar por nova votação

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Buteco do Portuga - Comida di Buteco 2021

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em primeira discussão, nesta quinta-feira (13/02), o Projeto de Lei 1.734/23, de autoria da deputada Verônica Lima (PT), que propõe a inclusão do Concurso Comida di Buteco no Calendário Oficial do Estado do Rio de Janeiro. O evento, que acontece anualmente durante 30 dias, sempre a partir da segunda semana de abril, agora aguarda segunda votação na Casa para ser oficializado.

História e expansão do concurso

Criado há 25 anos, em 1999, por um grupo de amigos que trabalhavam em uma rádio de Belo Horizonte, o Comida di Buteco começou como uma iniciativa regional e logo se expandiu para diversas cidades do Brasil. No Rio de Janeiro, o concurso chegou em 2008 e, no último ano, contou com a participação de 143 bares fluminenses, distribuídos em três circuitos principais: Cidade do Rio, Niterói e Baixada Fluminense.

Valorização da gastronomia popular

Para a deputada Verônica Lima, o evento já se consolidou como parte da cultura gastronômica do estado, destacando-se por valorizar a cozinha raiz e o papel dos bares na tradição carioca.

“O evento valoriza a cozinha raiz e os bares do nosso estado, que tem uma grande vocação botequeira. O concurso já é consolidado e conhecido dos clientes do Rio e de todo o Brasil”, afirmou a parlamentar.

Caso o projeto seja aprovado em segunda discussão, o Comida di Buteco passará a integrar oficialmente o calendário cultural e turístico do Estado do Rio de Janeiro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Concurso ‘Comida di Buteco’ pode entrar oficialmente no calendário do Estado do Rio

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui