Condomínios não precisam fazer autovistorias durante pandemia

Demanda surgiu já que, por conta do aumento da inadimplência durante a pandemia, muitos condomínios estão com dificuldades de honrar seus compromissos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

A Lei 9.029/20, de autoria dos deputados Luiz Paulo (Sem partido) e Lucinha (PSDB), que foi sancionada pelo governador em exercício, Cláudio Castro, e publicada pelo Diário Oficial do Estado, nesta quinta-feira (01/10), determina que os condomínios residenciais e comerciais estão dispensados da obrigatoriedade da realização de autovistoria, enquanto perdurar o estado de calamidade pública decretado devido à pandemia de coronavírus.

Esta demanda foi encaminhada pela Câmara de Dirigentes Lojistas da Cidade do Rio de Janeiro.  A instituição, que possui mais de 400 condomínios associados ao tradicional SPC, vinha sendo procurada por alguns síndicos por conta do aumento da inadimplência devido os efeitos econômicos da pandemia. Devido a queda da arrecadação, muitos condomínios estão tendo dificuldades de honrar seus compromissos e ainda tinham de arcar com o custo de realizar a autovistoria predial.

A autovistoria é uma inspeção técnica realizada por engenheiro ou arquiteto legalmente habilitado, com objetivo de verificar as condições de conservação, estabilidade e segurança das edificações, e identificar problemas nas suas condições que necessitem de obras de reparo.

A suspensão não se aplica às obras de natureza emergenciais. Os condomínios que já começaram a autovistoria deverão suspendê-la e os que ainda não iniciaram deverão realizá-la somente após o fim do estado de calamidade pública.

Advertisement

Os graves impactos econômicos gerados pela pandemia no novo coronavírus causou aumento da inadimplência nos condomínios residenciais e comerciais. Medidas são necessárias para a saída da crise”, declarou Luiz Paulo, um dos autores do projeto.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Condomínios não precisam fazer autovistorias durante pandemia
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui