Nesta quinta-feira (5/12), Itaguaí promoveu a Conferência Municipal de Meio Ambiente, reunindo cidadãos, especialistas e lideranças locais para discutir soluções diante da emergência climática.
O encontro, que teve como palco o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ), adaptou diretrizes da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente.
Foram abordados temas como mitigação de gases de efeito estufa, adaptação e preparação para desastres, justiça climática, transformação ecológica e governança ambiental.
O secretário de Meio Ambiente, Mudanças do Clima e Bem-Estar Animal de Itaguaí, Antonio Marcos Barreto, destacou a relevância dessas conferências como espaços de diálogo.
“Surpreendente a participação da população, jovens, associações, mercado produtivo, agricultores, pescadores e autoridades. A Conferência do Meio Ambiente de Itaguaí cumpriu bem o seu papel. Agora enviaremos relatórios dados e delegados para a comissão estadual”, explicou.
“Temos uma gestão voltada para a participação da sociedade, que é a mais interessada em uma qualidade ambiental saudável para suas vidas e para nossa cidade”, complementou o secretário.
As propostas geradas no encontro servirão como base para futuras discussões e conferências em 2025, contribuindo para um planejamento mais eficaz em relação às questões ambientais.