Confira dicas de harmonização de pratos típicos de Natal com cervejas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/Internet

O Natal, celebrado no dia 25/12, é, certamente, uma das festas mais aguardadas pelas famílias.

Na tradicional ceia, realizada na noite que antecede a data, há diversas opções de comidas típicas da época, como chester, peru, bacalhau, tender, rabanada, entre outras.

Na parte de bebidas alcoólicas, geralmente as pessoas se dividem entre vinhos e espumantes. Porém, não há como negar o gosto natural do brasileiro pelas cervejas.

Então, para ajudar na harmonização da bebida alcoólica mais popular do país com pratos natalinos, o mestre-cervejeiro Alexandre Vaz elabora uma lista com as principais delícias que costumam compor a ceia e como combiná-las com o estilo de cerveja ideal. Confira.

Advertisement
image003 Confira dicas de harmonização de pratos típicos de Natal com cervejas
  • Nozes, castanhas e amêndoas
    Sempre presentes na mesa, servindo tanto para decorar quanto para consumo antes ou depois das refeições, os petiscos são boas opções natalinas. Por se tratar de uma refeição mais leve, a cerveja mais indicada é a Pilsen, que, inclusive, é a mais consumida do mundo. Mais claras, as cervejas desse tipo têm o amargor menor, além de serem mais leves e refrescantes.
  • Carnes brancas, aves e suínos
    Os pratos principais pedem a cerveja Pale Ale. Seu malte especial, combinado com o lúpulo devidamente selecionado, resulta numa cerveja clara, com amargor leve e distinto. O objetivo, neste caso, é o sabor da cerveja não sobrepor ao da carne.
  • Frutos do mar e peixes
    A pedida mais adequeada para pratos leves é a tradicional cerveja de trigo Weiss, muito popular na Alemanha. Além da espuma cremosa e duradoura, possui coloração opaca, fruto de sua não-filtragem.
  • Acompanhamentos como arroz, farofa e frutas
    Neste caso, principalmente para quem já tem o hábito de beber cervejas, o ideal são as Strong Ale. De aparência avermelhada, possui um legítimo puro malte, com leve opalescência originada pelo dry hopping feito após a filtração do produto. Seu aroma é de malte doce com ésteres frutados, remetendo às frutas secas ou nozes.
  • Sobremesas
    Para surpresa de muitos, as cervejas também combinam com sobremesas. Para quem adora chocolate, por exemplo, o estilo mais indicado é o Porter, popularmente conhecido como ”cerveja escura”. Originalmente da Inglaterra, possui ”notas” de café e chocolate.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Confira dicas de harmonização de pratos típicos de Natal com cervejas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui