Na última sexta-feira (22/01), foram anunciados os 26 novos nomes que vão receber o título de “Embaixador de Turismo do Rio de Janeiro” da Associação dos Embaixadores de Turismo do Rio de Janeiro. Coordenador do projeto e um de seus idealizadores, o professor Bayard Boiteux – vice-presidente da Associação – explicou o surgimento do projeto: ”A Associação dos Embaixadores do Turismo nasceu quando Saturnino Braga era prefeito do Rio e Alfredo Laufer presidente da Riotur. A cidade passava por um momento muito difícil e sem recursos e precisávamos encontrar formas empreendedoras de divulgar o destino, por seu potencial turístico indiscutível.”

Os embaixadores são escolhidos a cada ano por um júri, que analisa o currículo de cada indicado, e seleciona os principais nomes de diversos setores da economia, ciência, cultura, política e esporte.

Ainda segundo Bayard, o principal intuito da associação é enaltecer pessoas, cariocas/fluminenses ou não, que defendem com ”unhas e dentes” o espírito do RJ: ”Os indicados devem prestar serviços relevantes para o estado no dia a dia de sua vida laboral. Construímos um dos grupos mais ecléticos do turismo que junta todos os segmentos da sociedade e que possibilita um trabalho efetivo de promoção do Rio de Janeiro.”

Presidente da Associação dos Embaixadores há cerca de 2 anos, o Presidente do Diário do Rio, Claudio Castro, é outro entusiasta do projeto: “os embaixadores são pessoas de todo o mundo que defendem, divulgam e amam o Rio de Janeiro, praticando a carioquice, no seu melhor sentido, no decorrer de suas vidas profissionais”.

Entre os 26 escolhidos para este ano, vale ressaltar, estão, por exemplo, Antonio Florêncio de Queiroz Júnior, presidente da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio RJ); a médica pneumologista e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Margareth Dalcolmo, bastante atuante no combate à Covid-19, e o empresário Urubatan Helou, diretor-presidente da transportadora Braspress – que renovou recentemente sua frota de caminhões no RJ, adquirindo veículos isotérmicos para melhorar a qualidade do serviço e evitar danos devido às altas temperaturas do município, inclusive tendo decorado os caminhões com desenhos e mensagens alusivas ao sentimento que o povo brasileiro tem pela Cidade Maravilhosa. Uma propaganda que chamou atenção dos cariocas.

Margareth Dalcolmo recebendo a vacina de Oxford contra a Covid-19 no último domingo (24/01) – Foto: Cléber Júnior/Agência O Globo

Outros nomes de também destaque são Antônio Henrique Borges Paula, gerente de Projetos Estratégicos do Senac Nacional; Cláudio Crispi, médico fundador do Instituto Crispi de Cirurgias Minimamente Invasivas; Doc Comparato, ator, escritor e roteirista; Enzo Rivera Citarella, cirurgião plástico; José Augusto Cavalcanti Wanderley, publicitário e jornalista criador da Casa do Pequeno Príncipe, na Região Serrana; Mariluce Mariá, ativista líder comunitária no Complexo do Alemão; Orlando Giglio, diretor comercial da Iberostar no Brasil; Roberto Cohen, cerimonialista da high society carioca; Sonia Araripe, jornalista e editora da revista ”Plurale”; e Suzi Clementino, sócia do tradicional restaurante I Piatti, em Botafogo.

Ator Doc Comparato – Foto: Reprodução

Confira, em ordem alfabética, os 26 novos embaixadores de turismo do Rio de Janeiro:

1. Adriana Sousa
2. Alexandre Cavalcanti
3. Antonio Florêncio de Queiroz Júnior
4. Antônio Henrique Borges Paula
5. Bruno Teixeira
6. Christa Bonhof-Grühn
7. Cláudio Crispi
8. Claudio Nascimento
9. Daniel Mauro
10. Doc Comparato
11. Eduardo Wanderley
12. Enzo Rivera Citarella
13. Evandro Araújo Júnior
14. José Augusto Cavalcanti Wanderley
15. Luiz Fernando Gomes
16. Margareth Dalcolmo
17. Mariluce Mariá
18. Monalisa Fagundes
19. Orlando Giglio

20. Paulo Roberto Santos
21. Roberto Cohen
22. Rosa Taylor
23. Solange Mano
24. Sonia Araripe
25. Suzi Clementino
26. Urubatan Helou

A associação deve realizar a sua tradicional cerimônia de entrega do título de forma on-line, por força da pandemia do novo coronavírus. Normalmente o prêmio é entregue em cerimônia na Casa Julieta de Serpa, que pertence a outro apoiador do projeto, o professor Carlos Serpa, da Cesgranrio.

Os Embaixadores do Rio promovem todos os anos um grande calendário de eventos que incluem reuniões periódicas com o Corpo Consular residente na cidade, exposições de arte e fotografia, recitais de música e workshops sobre turismo e eventos no Rio de Janeiro, sem contar seus já famosos passeios culturais a pé pelo Centro Histórico.



Toda manhã o resumo do Rio de Janeiro

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui