O roubo de veículos tem se tornado um dos principais problemas de segurança pública no Rio de Janeiro. Entre a quinta-feira (30/01) e o último domingo (04/02), o estado registrou 798 ocorrências, uma média alarmante de quase 200 casos por dia. Em 2024, o índice já apresenta uma alta de 39% em relação a 2023, ultrapassando 30 mil ocorrências no ano passado. As informações são do jornal O Globo.
Esse aumento impacta diretamente o preço do seguro dos automóveis em algumas áreas do estado. Segundo a Federação Nacional de Seguros Gerais (Fenseg), a elevação no número de roubos fez com que as seguradoras reajustassem os valores das apólices, que são calculadas com base nos últimos 12 meses.
O diretor executivo do Sindicato das Seguradoras do RJ/ES, Ronaldo Mendonça Vilela, destacou que o Rio está entre os quatro estados com os piores índices de recuperação de veículos.
“No seguro de automóvel, quanto menor for o índice de roubo e furto, menor será o preço do seguro. Já em relação à recuperação do veículo roubado e furtado, ocorre o contrário: quanto maior for o índice de recuperação, menor será também o preço do seguro. A política de segurança pública deve buscar reduzir os roubos e aumentar a recuperação dos veículos”, explicou.
Os 10 modelos de carro mais roubados no estado
Segundo levantamento da Correcta Seguros, os seguintes modelos registraram os maiores números de sinistros por roubo no Rio de Janeiro:
- Hyundai HB20
- Jeep Renegade
- Jeep Compass
- Fiat Argo
- Chevrolet Onix
- Ford Ecosport
- VW Virtus
- Fiat Uno
- VW Voyage
- VW T-Cross
Bandido bom é bandido que nem existe, se tiver que matar o problema já tem origem antes dele…
O Rio de Janeiro é um olhar para o futuro conforme a bandidagem se espelha pelo Brasil, procurando tomar o papel do estado onde este falha em fazer o básico, é uma situação de calamidade publica que só faz crescer, e não vai ser um “messias” que vai resolver, e sim uma reforma politica sem precedentes, e abandonando conservadorismo retrogrado que nós trouxe ate este momento histórico em primeiro lugar, como fica evidente nessa matéria,
Se os bandidos dominam sua propriedade e seu direito de ir e vir , reflete ai o que mais vão começar a dominar na sua vida… Papo de “recolonização interna…” agora isso pode ser um problema que não chegou em você ainda… vai esperar chegar?
Só retardado para não perceber que políticos bozoloides não querem acaba com a violência!
Políticos bozoloides querem o AUMENTO da violência pra manterem o discurso de “bandido bom é bandido morto” pra manterem o monopólio de venda de armas (principalmente para a bandidagem. Vide os CACs), tráfico de drogas, etc.
Não existe bandido bom. Bandido nem morto é bom, porque dá trabalho pra enterrar.
Mais uma façanha do PL de Claudo Castro!
Antigamente era bandido bom é bandido morto. Agora, pedem anistia.