Confirmado 1° caso de transmissão local do coronavírus no Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Na manhã desta quinta-feira (12/03), o secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, confirmou o 1° caso de transmissão “comunitária” do novo coronavírus no Rio de Janeiro. Trata-se do tipo de contágio que não é possível saber como aconteceu ou de onde veio.

“Tivemos ontem a confirmação de um exame de contraprova pela Fiocruz, que faz com que o Rio de Janeiro tenha tido o 1° caso de transmissão local do vírus”, falou o secretário em entrevista ao programa “Bom Dia Rio”, da Rede Globo.

A pessoa contaminada é um homem de 72 anos que participou de um simpósio e acabou contraindo o vírus. Na sequência, o contágio chegou à esposa. Ambos encontram-se em isolamento domiciliar e têm, no momento, estado de saúde estável.

Ao todo, até a manhã desta quinta, eram 15 casos confirmados do vírus no estado, sendo 13 na capital.

Advertisement

Isso coloca o Rio de Janeiro no nível 1 do Plano de Contingência, que prevê que estejam disponíveis 206 leitos exclusivos para tratar os casos graves de pessoas que foram infectadas nas unidades hospitalares espalhadas pelo estado, incluindo hospitais municipais e federais, assim como a rede estadual.

“É importante, porém, avisar à população que o vírus ainda não está circulando livremente. Essa transmissão foi muito localizada”, fez questão de afirmar o secretário.

Ainda segundo Edmar, é pertinente comunicar aos mais “acessíveis” ao vírus – idosos com mais de 60 anos, pessoas com doenças cardíacas ou pulmonares, etc -, que mudem seus hábitos diários, deixando, por exemplo, de frequentar metrô, trens e cinemas, além de locais fechados com grande fluxo de pessoas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Confirmado 1° caso de transmissão local do coronavírus no Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui