Conheça Andressa Marinho, Rainha de Bateria da UPM, que faz sua estreia no Grupo Especial ao lado da escola

Sua jornada começou nas escolas de samba mirins, e desde cedo conquistou a confiança e o amor de sua comunidade. Foi abraçada pela comunidade antes mesmo de ter a a própria coroa

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Após 52 anos de jejum, a Unidos de Padre Miguel, carinhosamente conhecida como o “Boi Vermelho da Vila Vintém”, retorna à elite do Carnaval carioca. Em um momento de grande emoção para a agremiação, a escola que desfilou pela Série Ouro agora abre os caminhos da Avenida com o prestigiado cargo de Rainha de Bateria nas mãos de Andressa Marinho, ou Dedê Marinho, como é carinhosamente chamada pela comunidade da Zona Oeste.

Criada da Vila Vintém, Dedê tem uma história de dedicação e paixão pelo Carnaval. Com apenas 22 anos, ela faz parte da UPM desde os sete anos de idade. Sua jornada começou nas escolas de samba mirins, e desde cedo conquistou a confiança e o amor de sua comunidade. Foi abraçada pela comunidade antes mesmo de ter a a própria coroa. Ela herdou o posto deixado por Thalita Zampirolli, assumindo com orgulho a responsabilidade de representar a Unidos de Padre Miguel no desfile mais importante do país.

andressa anv upm 2 35285626 Conheça Andressa Marinho, Rainha de Bateria da UPM, que faz sua estreia no Grupo Especial ao lado da escola

A emoção da estreia no Grupo Especial é indescritível para Dedê. “Tem um gostinho ainda mais especial ser a rainha de bateria no ano de ascensão da minha escola”, confessa ela , que revelou à revista Marie Clarie a sensação única de desfilar pela primeira vez à frente da bateria. “A experiência de reinar à frente da bateria é diferente de toda minha jornada até aqui, e apesar disso, a sensação é como se estivesse desfilando pela primeira vez”, completa, emocionada.

O caminho até esse momento de sucesso não foi fácil, mas Dedê sempre se destacou pela sua determinação. Sua trajetória no Carnaval começou cedo, aos 5 anos de idade, quando ingressou na Estrelinha da Mocidade. Aos 8 anos, foi princesa e rainha do Carnaval da Associação das Escolas de Samba Mirins do Rio de Janeiro (AESM-RJ). Em 2009, ela entrou para a ala de passistas mirim da Unidos de Padre Miguel e, em 2023, representou a escola no concurso para eleger a corte do Carnaval, ficando entre as dez finalistas.

O ano de 2024 foi marcante para Dedê. Ela se tornou musa da comunidade e acompanhou a Unidos de Padre Miguel rumo à grande vitória da Série Ouro. Em junho do mesmo ano, foi anunciada como Rainha da bateria, e dois meses depois, foi coroada com toda a pompa e a emoção que sua comunidade reservou para ela.

Referências

Com a preparação para o desfile no Grupo Especial, Dedê tem se dedicado a estudar e se aprofundar no mundo do samba e das religiões de matriz africana. “Achei de grande importância encantar a cultura negra e a religiosidade afro. O enredo deste ano é forte e conta a história da chegada do Candomblé no Brasil. Sempre fui de muita fé, e este ano comecei a me aprofundar em Ifá para cuidar do meu espiritual”, revela Dedê. Ela também se prepara para a responsabilidade de ser a líder da bateria, estudando vídeos e entrevistas de outras rainhas de bateria para aprimorar sua postura e sua presença na Avenida. “Eu estou trocando experiências com outras rainhas como Maria Mariá, da Imperatriz, Lorena Rayssa, da Beija-Flor, e Mayara Lima, da Paraiso do Tuiuti. A gente vai acertando aos poucos, mas a ansiedade e a expectativa estão no auge”, confessou em entrevista.

Enredo em homenagem ao 1º terreiro de Candomblé do Brasil

8327608 x720 Conheça Andressa Marinho, Rainha de Bateria da UPM, que faz sua estreia no Grupo Especial ao lado da escola
Quadra da UPM na Vila Vintém

A Unidos de Padre Miguel, com o enredo “Egbé Iyá Nassô”, presta uma homenagem ao primeiro terreiro de Candomblé do Brasil, Casa Branca do Engenho Velho, e celebra a resistência do povo negro e a força das mulheres africanas na luta pela fé e identidade. O enredo conta a história de Iyá Nassô, uma princesa negra escravizada que, junto com suas irmãs, decide enfrentar a guarda imperial para libertar seus filhos da revolta. O enredo também reforça a conexão com a comunidade da Vila Vintém, uma “pequena África”, conforme dito pelos carnavalescos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Conheça Andressa Marinho, Rainha de Bateria da UPM, que faz sua estreia no Grupo Especial ao lado da escola

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui