Conheça as medidas restritivas no Rio de Janeiro

Confira as regras da Prefeitura do Rio que valerão a partir de sexta-feira (05/03) para evitar a disseminação do Coronavírus entre os cariocas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Trecho da Avenida Rio Branco, na região central do Rio de Janeiro - Foto Cleomir Tavares/Diario do Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro publicou, na noite da última quarta-feira (03/03), no Diário Oficial do Município, um decreto com novas regras restritivas para a capital fluminense no combate à Covid-19. Elas valem desta sexta-feira (05/03) até a próxima quinta (11/03).

Entre as medidas, estão:

  • Novo horário de funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes: das 06h às 17h;
  • Limitação da capacidade máxima de público para 40%;
  • Proibição da permanência de pessoas em ruas, praças e áreas públicas em geral das 23h às 05h;
  • Veto à realização de qualquer atividade comercial e de prestação de serviço nas praias e na orla marítima da cidade, incluindo-se o comércio ambulante fixo e itinerante e os quiosques;
  • Proibição a eventos como festas e atividades transitórias em áreas públicas e particulares – incluindo-se as rodas de samba
  • Não autorização para o funcionamento de boates, casas de espetáculos, feiras especiais, feiras de ambulantes e de artesanato.

Vale ressaltar que, de acordo com o decreto, ”as demais atividades econômicas com atendimento presencial ficam autorizadas a funcionar no horário compreendido entre 06h e 20h, ficando a circulação de público limitada a 40% da capacidade instalada”.

Segundo a prefeitura, a fiscalização será feita pela Seop (Secretaria Municipal de Ordem Pública), Guarda Municipal e Secretaria Municipal de Saúde. Os agentes poderão reter ou apreender mercadorias, produtos e bens, além de aplicar multas e interditar o local ou estabelecimento que descumprir as regras. Pessoas físicas podem ser multadas em R$ 566,42. O entendimento é o de que, na prática, a ordem vai funcionar como um “toque de recolher”.

Advertisement

“Nós tomamos algumas medidas restritivas em relação à Covid-19 e, por isso, antecipamos o painel de hoje. Todas as medidas têm um objetivo principal: evitar em 2021 o genocídio que o Rio teve em 2020. Em 2020 morreu o dobro de pessoas no Rio do que em São Paulo, que tem o dobro da população. O objetivo é evitar que isso se repita em 2021”, disse o prefeito Eduardo Paes (DEM).

O chefe do Poder Executivo Municipal disse ainda que essas medidas foram antecipadas para que não haja necessidade de um ”lockdown”, e que está deixando a cidade funcionar o mais ”normalmente” possível.

SindRio critica restrições

Por meio de nota oficial divulgada nesta quinta-feira (04/03), o Sindicato de Bares e Restaurantes do Município do Rio de Janeiro (SindRio) criticou o ”toque de recolher” implementado pela Prefeitura.

Segundo eles, a decisão do Poder Executivo Municipal faz desta quinta o ”pior dia desde o início da pandemia”. Além disso, o SindRio disse ”esperar que a Prefeitura tenha sensibilidade social e flexibilize o decreto o quanto antes”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Conheça as medidas restritivas no Rio de Janeiro
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui