Conheça o bucólico Bairro São Jorge, no Catete

A impressão de que nem estamos em uma grande cidade como o Rio de Janeiro

Localizado no Catete, o Condomínio Bairro São Jorge fica próximo aos principais pontos da região, o bucólico lugar dá a impressão de que nem estamos em uma grande cidade como o Rio de Janeiro.

Foto recebida por WhatsApp

“Uma vila de casas brancas e janelas coloridas repleta de escadas por todos os lados. Um oásis no início da Rua do Catete. Por um instante me transportei para Portugal com um toque arquitetônico da Ilha de Santorini, na Grécia”, conta Rafael Bokor, da página Rio – Casas & Prédios Antigos.

Foto recebida por WhatsApp

De acordo com alguns relatos de historiadores, o bairro foi construído pelo Comendador Alexandre Herculano Rodrigues no início do século XX. Após sua morte, o lugar foi a leilão, em fevereiro de 1948. Foram 42 casas compradas em sua maioria por imigrantes portugueses, que alugavam os imóveis.

Foto recebida por WhatsApp

Muitos desses portugueses eram motoristas de táxis. Em volta dos prédios, os terrenos eram cobertos de vegetação e chamados de “o mato”. Com o passar dos tempos, o “mato” deu espaço para outras construções.

As escadas do Bairro São Jorge chamam a atenção. Espalhadas pelo local, elas levam até a parte alta. Que é bem alta.

Foto recebida por WhatsApp

“Morei lá em cima. Haja fôlego para subir. Era praticamente um treino de academia por dia”, conta Alan Frota, que se mudou do Bairro São Jorge há mais de dez anos.

Foto recebida por WhatsApp

Alan, e outros moradores do passado ou do presente, sempre frisam a traquilidade que se tem no Bairro São Jorge. O bucólico lugar dá a impressão de que nem estamos no Rio de Janeiro. Mas estamos. É mais uma beleza da nossa Maravilhosa cidade.

1 COMENTÁRIO

  1. Fiquei feliz com a reportagem, pois na década de 70 fazíamos reuniões na casa de um amigo que morava no Bairro São Jorge. Muito bucólico esse lugar do Rio escondido…obrigado pela bela lembrança…

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui