Conheça o Google Destaques, o novo agregador de notícias do Google

Em entrevista ao DIÁRIO DO RIO, a diretora de Parcerias de Produtos de Notícias para a América Latina do Google, Andrea Fornes falou sobre a novidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/Google Destaques

Uma novidade para consumir conteúdo informativo de qualidade e com mais facilidade. Esse é o Google Destaques, o novo produto do Google Notícias, que chegou primeiro no Brasil e na Alemanha, em outubro de 2020. Com diversos veículos como parceiro – entre eles o DIÁRIO DO RIO – o agregador de conteúdo vem se expandindo.

A diretora de Parcerias de Produtos de Notícias para a América Latina do Google, Andrea Fornes, explicou que o Destaques é um produto que beneficia tanto os parceiros, ou seja, os jornais que participam, quanto os usuários. O produto consiste em um painel com a identidade de cada veículo e o conteúdo selecionado por cada jornal. Dali, os usuários podem ir direto ao site do veículo parceiro.

O Google Destaques inclui conteúdos nacionais e regionais. Estes, muitas vezes, seriam bloqueados pelo paywall. No entanto, através dessa plataforma, os usuários podem ter acesso a algumas dessas publicações. Quando foi lançado no Brasil, haviam 30 parceiros. Hoje, já são 50, mostrando que o lançamento não significou o fim de novas parcerias.

O Google vem apoiando o jornalismo através de várias iniciativas, […] uma série de programas para nos aproximar das empresas de mídia e ajudar financeiramente essas empresas, além de capacitação. Isso sem falar de produtos disponibilizados para facilitar a vida e o negócio da empresa de mídia. Isso vem acontecendo nos últimos 20 anos. E mais recentemente lançamos o Google News Destaques por ver que havia uma demanda de remuneração de conteúdo“, explicou a diretora.

Advertisement

Sobre a importância do combate às fake news, em especial nesse período de pandemia, Andrea contou que o conteúdo ser selecionado pelos próprios veículos é um ponto importante, pois deixa de ser um material selecionado pelo algoritmo e passa a ser algo com curadoria da própria imprensa.

Andrea contou ainda que o produto vem sofrendo melhorias e que continuará passando por algumas alterações. Ela, inclusive, adiantou uma das próximas atualizações: a inserção de áudios e vídeos. No entanto, ainda não há data para a novidade.

Estamos abertos para receber sugestões… o que estamos trabalhando e eu posso adiantar é sobre vídeo e áudio. Temos recebido bastantes feedbacks dos nossos parceiros sobre a importância disso e nossa equipe de produto está trabalhando para evoluir nisso, deve ser o próximo passo. Ainda não temos uma data para passar, mas já está no radar“, adiantou.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Conheça o Google Destaques, o novo agregador de notícias do Google
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui