Conheça os enredos das escolas de samba em 2020

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Reprodução Internet

Com a definição do enredo da Estácio de Sá, está fechada a lista de temas com os quais as 13 escolas do grupo especial vão buscar o título em 2020 na Sapucaí. Na vermelho e branco, contudo, ainda há um mistério. Já se sabe que o assunto será “Pedra”. Mas amanhã (30/07), a carnavalesca Rosa Magalhães vai explicar os detalhes da abordagem que levará à Avenida.

Independentemente do que virá, ao menos artisticamente o carnaval do ano que vem gera expectativas. Do Jesus Cristo da campeã Mangueira ao babalorixá Joãozinho da Gomeia, na Grande Rio, predominam a diversidade e a importância cultural das propostas, que prometem pôr em debate questões sociais brasileiras, como a intolerância religiosa.

Até a homenagem da Mocidade a Elza Soares, que poderia ter um caráter mais biográfico, segue a trilha da resistência que ecoa na voz da cantora. Apresentará a essência da artista de álbuns como a “Mulher do fim do mundo”. Alguns sambas que estarão na disputa da verde e branco da Zona Oeste, inclusive, já vazaram na internet. Uma das parcerias traz como compositora a cantora Sandra de Sá.

Outra marca de 2020 serão temáticas ligadas ao desenvolvimento das cidades, presentes em três agremiações. Uma coincidência, justo no ano em que o Rio celebra o Congresso Mundial de Arquitetos.

Advertisement

As histórias que serão contadas na Avenida.
Mangueira – “A verdade vos fará livre”, que tratará de um Jesus Cristo que volta à Terra pobre e encontra preconceitos e discursos de ódio dos dias atuais.
Viradouro – A atual vice-campeã viaja ao Nordeste para celebrar as Ganhadeiras de Itapuã, grupo que resgata antigas tradições do litoral baiano.
Vila Isabel – Em “Gigante pela própria natureza: Jaçanã e um índio chamado Brasil”, a escola abordará a história de Brasília.
Portela – “Guajupiá, Terra sem Males” mostrará o Rio de antes da chegada dos colonizadores portugueses.
Salgueiro – “O rei negro do picadeiro” da vermelho e branco cantará Benjamin de Oliveira, primeiro palhaço negro do Brasil.
Mocidade – Com “Elza deusa Soares”, a escola homenageia a cantora, que é uma de suas mais ilustres torcedoras.
Unidos da Tijuca – O tema será a arquitetura e o urbanismo, ainda sem um título definido.
Paraíso do Tuiuti – “O Santo e o Rei: Encantarias de Sebastião” promoverá um encontro de São Sebastião, padroeiro do Rio, com o Rei Sebastião I, de Portugal, que inspirou lendas no Maranhão.
Grande Rio – “Tata Londirá: o canto do caboclo no quilombo de Caxias” vai falar sobre o babalorixá Joãozinho da Gomeia.
União da Ilha – “Nas encruzilhadas da vida, entre becos, ruas e vielas, a sorte está lançada: Salve-se quem puder!
Beija-Flor – “Se essa rua fosse minha”, sobre as ruas do mundo.
São Clemente – “O conto do vigário” lembrará falcatruas da história brasileira até os dias de hoje.
Estácio de Sá – O tema será “Pedra”, cuja abordagem será explicada na próxima semana.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Conheça os enredos das escolas de samba em 2020
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui