Conselho de Corretores do Rio repudia ação do Zap: ‘tentam ludibriar’ donos de imóveis

O portal Zap Imóveis, de classificados online, propôs que seus clientes dispensassem imobiliárias e corretores na hora de comprar um imóvel. Só que a maior parte dos clientes do portal seriam os próprios intermediários.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Creci-RJ

Nesta quinta-feira, 16/09, o DIÁRIO DO RIO publicou, com exclusividade, que o portal Zap Imóveis, recentemente comprado pela OLX, propôs que seus clientes dispensassem imobiliárias e corretores na hora de comprar um imóvel. A notícia chamou muito a atenção e repercutiu nacionalmente. O Zap havia criado uma espécie de calculadora em seu portal na qual o dono do imóvel lançaria o valor de sua propriedade, e o resultado seria a “economia” que a pessoa poderia ter, ao dispensar os corretores.

A categoria estranhou e se surpreendeu com o fato, tendo em vista que o Zap é um portal de anúncios classificados, cujos anúncios são, em sua maioria, de corretores, imobiliárias e construtoras. Poucos anúncios são de proprietários. O Zap não tem qualquer relação com as empresas imobiliárias digitais, como Quinto Andar e Loft.

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro (Creci-RJ) se manifestou sobre o caso. Em nota, o Creci-RJ disse que repudia “veementemente a ação propagada pela empresa, que tenta ludibriar proprietários, apelando à questão financeira, com mensagens que diminuem o trabalho do corretor de imóveis, como se a atuação deste profissional se restringisse apenas ao anúncio de um imóvel”.

O Grupo Zap imóveis respondeu à reportagem do DIÁRIO DO RIO alegando que a “parceria com corretores, imobiliárias e incorporadoras é fundamental. Ao contrário do que foi publicado, reforçamos o nosso posicionamento como parceiro do mercado imobiliário, criando oportunidades e apoiando o papel dos corretores.
Já retiramos a comunicação equivocada de nossa plataforma e tomamos as medidas necessárias internamente para que o nosso conteúdo continue a apoiar o desenvolvimento do mercado. Reiteramos nossas desculpas pelo ruído provocado”.

Advertisement

Outros conselhos regionais de corretores também se posicionaram sobre a situação. Em vídeo, Luiz Celso Castegnado, presidente do Creci do Paraná, fez críticas à postagem do portal Zap (vídeo). O Conselho da Bahia também postou em suas redes sociais repudiando o conteúdo divulgado pelo Zap, assim como o Sindicato dos Corretores de Imóveis do Espírito Santo.

Vídeo: Divulgação, CRECI-PR

Procurado, o Sindicato dos Corretores de Imóveis do Rio de Janeiro (Sindimóveis) ainda não se pronunciou sobre a postagem do portal Zap. Os corretores, por sua vez, estão indignados.

“Foi injusto com a gente o que eles fizeram. Nosso trabalho ajuda a manter o site funcionando bem, em contato com os clientes. O que eles fizeram é digno da revolta da nossa categoria”, opina João Batista, corretor de imóveis. Para seu colega Wilton Alves, “é um absurdo que tentem convencer o nosso cliente a anunciar direto, como se nosso trabalho fosse apenas anunciar. Fazemos a seleção de clientes, as visitas com segurança, elaboramos minutas, analisamos certidões e trabalhamos a todo o tempo pelos proprietários. Anunciar é fácil.

Veja a nota completa do CRECI-RJ

Nesta quinta-feira, 16, recebemos a informação que o portal de imóveis ZAP, do Grupo OLXBR, disponibilizou para proprietários de imóveis uma calculadora que apontava o quanto poderiam economizar em comissão se anunciassem sem a intermediação de um corretor de imóveis.


Em que pese toda a relação de parceria que o Conselho sempre nutriu com o portal, o Creci-RJ vem a público repudiar veementemente a ação propagada pela empresa, que tenta ludibriar proprietários, apelando à questão financeira, com mensagens que diminuem o trabalho do corretor de imóveis, como se a atuação deste profissional se restringisse apenas ao anúncio de um imóvel.


O ZAP, sem levar em conta toda a gama de serviços que o profissional da intermediação imobiliária proporciona aos proprietários, causa um enorme prejuízo de imagem a toda uma categoria que tem atuado diariamente para entregar sonhos e realizações a milhões de clientes no país inteiro, com um
trabalho digno, correto e honesto.


Além disso, esta ação promove um desserviço generalizado a toda a sociedade, que pode colocar em risco incalculável seu patrimônio e suas finanças. A infeliz ideia de tentar escantear o trabalho do corretor de imóveis coloca em risco até mesmo a sobrevivência do próprio portal, que tem entre seus clientes a ampla maioria sendo de corretores e imobiliárias.


A segurança que um corretor de imóveis proporciona a um cliente é a mesma que um médico, advogado ou engenheiro também entrega dentro de suas respectivas áreas de atuação. O conhecimento técnico da documentação imobiliária é primordial e basilar para que uma negociação ocorra sem risco para nenhuma das partes e somente com anos de estudo e com o devido registro é possível garantir essa tranquilidade a qualquer cliente.
Como destacamos em nossa nova campanha digital neste mês, o Creci não é apenas um número. O registro é fruto de dedicação, estudo e de especialização técnica. O registro é a comprovação de que o profissional é preparado e qualificado. O Creci é a chave para o sucesso do negócio, tanto para o comprador, quanto para o proprietário.


O Creci-RJ já entrou em contato com a empresa para uma explicação do ocorrido e já entregou o caso ao setor do jurídico do Conselho. Assim que houver novas informações atualizaremos em nosso site.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Conselho de Corretores do Rio repudia ação do Zap: 'tentam ludibriar' donos de imóveis
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Eu anuncio no portal Plugimóveis há 5 anos, estou muito satisfeita. Aliás, eles somente anunciam imóveis de corretores e de imobiliárias.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui